Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3807
Title: | A orientação sexual na escola: dificuldades e propostas para melhoria da Saúde e qualidade de vida dos alunos. |
Advisor: | SANTA BRÍGIDA, Marluce Reis |
Authors: | SOUZA, Maria Leonice Paula de RIBEIRO, Maria Maura Rodrigues |
Keywords: | Orientação Sexual Escola Adolescentes Desafios |
Issue Date: | 2024-05-15 |
Publisher: | UFRA / Campus Capitão Poço |
Citation: | SOUZA, Maria Leonice Paula de; RIBEIRO, Maria Maura Rodrigues. A orientação sexual na escola: dificuldades e propostas para melhoria da saúde e qualidade de vida dos alunos. Orientadora: Marluce Reis Santa Brígida. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capitão Poço, 2014. |
Resumo: | A orientação sexual representa um grande desafio para as escolas. Um assunto rodeado por tabus e preconceitos que dificultam a naturalidade da conversa, entre adolescentes e professores, fazendo com que a temática seja discutida de forma superficial nas aulas de Ciências. O presente estudo objetivou investigar de que forma este tema vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor Silvio Nascimento, localizada no município de Capitão Poço, estado do Pará. Identificam- se o ponto de vista docente, a percepção dos alunos, seus anseios e dificuldades, bem como a contribuição da orientação sexual para a saúde e qualidade de vida dos alunos e de que forma a mesma é inserida no currículo escolar. Os caminhos gerenciadores deste estudo iniciaram-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo, obtendo informação sobre desenvolvimento da temática na escola. Analisaram-se diversas literaturas, em seguida, diagnosticam-se os fatores que dificultam o desenvolvimento da temática na escola pesquisada. Por se tratar de um tema relacionado a área educacional, este trabalho privilegiou a pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, conhecendo mais de perto a realidade e o cotidiano da prática dos professores de ciências e dos adolescentes, no que diz respeito a sua sexualidade. |
Abstract: | Sexual orientation is a major challenge for schools. A subject surrounded by taboos and prejudices that hinder the naturalness of the conversation between teenagers and teachers, causing the subject to be discussed superficially in science classes. This study aims to investigate how this topic is being developed at the Municipal School Professor Silvio Nascimento, located in the municipality of Capitão Poço, State of Pará. Identifies the point of view of teaching, the students' perceptions, their anxieties and difficulties, as well as the contribution of sexual orientation to health and quality of life of students and how it is inserted in school curriculum. Managers paths begin this study by a bibliographical and field research, obtaining information on the thematic development in school. It examines various literatures, then diagnose the factors that hinder the development of the theme in the school studied. Because it is a theme related to the educational field, this paper has focused on qualitative research, exploratory, knowing more closely the reality and the everyday practice of science teachers and adolescents regarding their sexuality. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3807 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A orientação sexual na escola - Dificuldades e propostas para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos alunos.pdf | 6,97 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License