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Title: Educação Assistida por Animais e prática de leitura para cães: uma revisão integrativa
Advisor: MARTINS, Fernanda Peixoto
Authors: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Keywords: Educação Assistida por Animais
Leitura mediada por cães
Serviços Assistidos por Animais
Ensino Fundamental - Habilidades linguísticas
Bem-estar animal
Habilidades linguísticas no ambiente escolar
Issue Date: 2025-05-29
Publisher: Ufra/Campus Belém
Citation: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de. Educação Assistida por Animais e prática de leitura para cães: uma revisão integrativa. Orientadora: Fernanda Peixoto Martins. 2024. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Grafuação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, Pa, 2024.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre educação assistida por animais, abrangendo estudos realizados entre os anos de 2004 e 2024, em língua portuguesa e língua inglesa, com foco nas práticas e resultados dessa intervenção com alunos do ensino fundamental, enfatizando os projetos de EAA que envolvam leitura mediada por cães. Para o embasamento teórico foram utilizados os documentos legais da IAHAIO (2018; 2020) sobre as diretrizes acerca das Intervenções Assistidas por Animais, bem como os estudos de Binder et al. (2024), que traz recomendações atualizadas sobre a terminologia da área e os autores Petenutti (2016), Petenutti e Cunha (2020), Chelini e Otta (2016) que tratam especificamente da Educação Assistida por Animais. A metodologia é mista, com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da realização de uma Revisão integrativa da Literatura associada à análise de conteúdo para apresentação dos resultados encontrados. A Revisão Integrativa foi realizada nas bases de dados Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Google Acadêmico, Portal de Períodicos da CAPES, PubMed e SciELO, a partir dos descritores “educação assistida por animais” e “animal-assisted education”. Os idiomas selecionados foram o português e o inglês e o período de seleção dos artigos estipulados entre 2004 e 2024. Os resultados encontrados foram de 106 artigos, sendo que 21 cumpriram os critérios de inclusão e exclusão e foram considerados para a revisão final. Dos 21 artigos, 13 estavam relacionados diretamente à EAA, sendo 17 produções nacionais e 4 internacionais. Com relação a análise de conteúdo, as dimensões enfocadas foram Interação Humano-Animal, definição de EAA, profissionais envolvidos, público-alvo atingido pelos projetos de EAA, bem-estar e bem-estar animal e leitura por cães. Além disso, foram apresentados dados sobre os projetos desenvolvidos no Brasil, resultado em 8 projetos identificados nos 21 artigos que fizeram parte da Revisão Integrativa. Conclui-se que os projetos de EAA têm mostrado ser uma ferramenta potente para enfrentar desafios educacionais e emocionais em crianças. A leitura mediada por cães, em particular, pode promover um ambiente de aprendizado positivo, aumentando a motivação e autoestima dos alunos. A expansão dessas práticas no Brasil poderia contribuir significativamente para a melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar dos estudantes.
Abstract: This research aimed to conduct an integrative review of the literature on animal-assisted education, covering studies conducted between 2004 and 2024 in Portuguese and English, focusing on the practices and outcomes of this intervention with elementary school students, emphasizing AAE projects involving reading mediated by dogs. The theoretical framework included legal documents from IAHAIO (2018; 2020) on guidelines regarding Animal-Assisted Interventions, as well as studies by Binder et al. (2024), which provide updated recommendations on terminology in the field, and authors Petenutti (2016), Petenutti and Cunha (2020), and Chelini and Otta (2016), who specifically address Animal-Assisted Education. The methodology is mixed, with qualitative and quantitative approaches, based on an integrative literature review combined with content analysis to present the findings. The integrative review was conducted in the databases CAPES Theses and Dissertations Catalog, Google Scholar, CAPES Journals Portal, PubMed, and SciELO, using the descriptors “animal-assisted education” and “educação assistida por animais.” The selected languages were Portuguese and English, and the selection period for the articles was from 2004 to 2024. The findings included 106 articles, of which 21 met the inclusion and exclusion criteria and were considered for the final review. Of the 21 articles, 13 were directly related to AAE, with 17 being national publications and 4 international publications. Regarding content analysis, the focused dimensions were Human-Animal Interaction, definition of AAE, involved professionals, target audience of AAE projects, well-being, and animal welfare, and reading to dogs. Additionally, data on projects developed in Brazil were presented, resulting in 8 projects identified in the 21 articles included in the integrative review. It is concluded that AAE projects have shown to be a powerful tool for addressing educational and emotional challenges in children. Reading mediated by dogs can promote a positive learning environment, increasing students' motivation and self-esteem. The expansion of these practices in Brazil could significantly contribute to improving students' academic performance and well-being.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3858
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