Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3899
Title: | Jogo didático como recurso pedagógico para o estudo das células |
Advisor: | MARTINS, Fernanda Peixoto |
Authors: | SENA, Josoaldo Pereira SOUSA, Ranielle Pinto de Aguiar de |
Keywords: | Jogo didático - Estudo das células Estudo das células - Ensino Fundamental Interdisciplinaridade - Dominó das Células Aprendizagem de citologia Recurso pedagógico - Estudo de células |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | SENA, Josoaldo Pereira; SOUSA, Ranielle Pinto de Aguiar de. Jogo didático como recurso pedagógico para o estudo das células. Orientador: Fernanda Peixoto Martins. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2024. |
Resumo: | O uso de ferramentas pedagógicas estratégicas no ensino pode despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos, promovendo o desenvolvimento cognitivo por meio de práticas inovadoras. O presente trabalho pretende sugerir a adaptação de um jogo didático como recurso pedagógico interdisciplinar para promover a aprendizagem de citologia no Ensino Fundamental, uma vez que os jogos didáticos têm ganhado destaque nas escolas como uma poderosa ferramenta pedagógica, especialmente na área de Ciências. Este estudo inclui duas etapas: i) a revisão integrativa da literatura focada em publicações sobre jogos didáticos para o ensino de citologia; ii) a adaptação de um jogo de dominó para o 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de modelos de jogos de dominó sobre citologia encontrados na plataforma Google. A coleta de dados ocorreu entre março e setembro de 2024, utilizando as bases de dados Google Acadêmico e SciELO. Foram encontrados 82 trabalhos nessas bases de dados, dos quais 24 estudos foram selecionados para compor esta revisão, conforme critérios de inclusão e exclusão. O tipo de jogo proposto com maior frequência foi o de tabuleiro (50%), e o público-alvo da maioria dos trabalhos analisados era o ensino médio (72%). Os trabalhos analisados ressaltaram a importância crescente da ludicidade no ensino de ciências, indicando uma mudança paradigmática na forma como o conhecimento é transmitido e assimilado. A adaptação do jogo "Dominó das Células" foi elaborada como uma proposta acessível para o ensino de citologia no 6º ano do Ensino Fundamental, facilitando a compreensão das estruturas celulares de forma lúdica. Este recurso de baixo custo permite que os professores integrem metodologias ativas em suas aulas, podendo ser utilizado na introdução de conteúdos, na revisão de conceitos ou como uma alternativa de avaliação. O estudo evidenciou que a ludicidade é uma ferramenta importante no ensino de ciências, especialmente na citologia, ao promover uma aprendizagem colaborativa por meio de jogos didáticos. É crucial que os professores integrem atividades lúdicas no ensino fundamental, atuando como mediadores para estimular a participação ativa dos alunos e desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais. |
Abstract: | The use of strategic pedagogical tools in education can engage students and enhance their understanding of concepts, promoting cognitive development through innovative practices. This study aims to suggest the adaptation of an educational game as an interdisciplinary pedagogical resource to facilitate the learning of cytology in Elementary School. Educational games have gained prominence in schools as powerful teaching tools, particularly in the Sciences. The study consists of two stages: i) an integrative literature review focused on publications about educational games for teaching cytology; ii) the adaptation of a domino game for 6th-grade students, based on existing cytology domino models found on Google. Data collection occurred between March and September 2024, utilizing Google Scholar and SciELO databases. A total of 82 works were found, with 24 studies selected based on inclusion and exclusion criteria. The most frequently proposed game type was board games (50%), and the majority of the analyzed works targeted high school students (72%). The studies emphasized the increasing importance of playfulness in science education, indicating a paradigm shift in knowledge transmission and assimilation. The adaptation of the "Cell Domino" game was developed as an accessible proposal for teaching cytology in 6th grade, facilitating the understanding of cellular structures in a playful manner. This low-cost resource enables teachers to integrate active methodologies into their classes, serving as an introduction to content, a review of concepts, or an alternative assessment method. The study highlighted that playfulness is a crucial tool in science education, especially in cytology, by promoting collaborative learning through educational games. It is essential for teachers to incorporate playful activities in elementary education, acting as mediators to stimulate active student participation and develop their cognitive and social skills. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3899 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogo didático como recurso pedagógico para o estudo das células.pdf | 1,86 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License