Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3900
Title: Destinação do óleo de cozinha: Intervenção para o desenvolvimento sustentável
Advisor: MARTINS, Fernanda Peixoto
Authors: SANTANA, Eriana Oeiras
Keywords: Educação Ambiental
Sustentabilidade
Óleo de cozinha - Intervenção para o desenvolvimento sustentável
Óleo de cozinha - Impactos no meio ambiente
Sabão ecológico - Produção
Issue Date: 2024
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SANTANA, Eriana Oeiras. Destinação do óleo de cozinha: Intervenção para o desenvolvimento sustentável. Orientador: Fernanda Peixoto Martins. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2024.
Resumo: A Educação Ambiental é uma temática muito evidenciada nas discussões que envolvem uma preocupação dos resultados provenientes da relação entre homem e meio ambiente. Também torna-se uma ferramenta de mudanças quando inserida em práticas dentro da escola. Compreender como desenvolver ações sustentáveis dentro do âmbito escolar e levar esses conhecimentos para a vida também é uma perspectiva do trabalho da Educação Ambiental. Este trabalho relata uma experiência de intervenção em educação ambiental relativa aos impactos do óleo de cozinha no meio ambiente e seu reaproveitamento. Foi realizada uma oficina de produção de sabão artesanal utilizando óleo de cozinha com estudantes da 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede pública do Município de Maracanã, Pará, com aplicação de questionários antes e após a intervenção. Participaram destas ações cinco alunos com idade entre 18 e 68 anos, de ambos os sexos. As percepções dos participantes sobre o processo vivenciado refletem uma mudança de postura sobre suas atitudes com meio ambiente e comprometimento em adotar práticas de reciclagem, em especial do óleo de cozinha que é o principal resíduo abordado nesta pesquisa. Esta vivencia evidencia a importância das ações em educação ambiental para desenvolver maior consciência na comunidade com relação aos cuidados com o seu ambiente, além de apresentar práticas de reciclagem como possibilidade melhoria de renda para a comunidade.
Abstract: Environmental Education is a topic that is very evident in discussions that involve a concern for the results arising from the relationship between man and the environment. It also becomes a tool for change when inserted into practices within the school. Understanding how to develop sustainable actions within the school environment and taking this knowledge into life is also a perspective of Environmental Education work. This work reports an intervention experience in environmental education regarding the impacts of cooking oil on the environment and its reuse. A handmade soap production workshop using cooking oil was held with students from the 1st and 2nd stage of Youth and Adult Education at a public school in the Municipality of Maracanã, Pará, with questionnaires administered before and after the intervention. Five students aged between 18 and 68, of both sexes, participated in these actions. The participants' perceptions about the process they experienced reflect a change in attitude regarding their attitudes towards the environment and commitment to adopting recycling practices, especially cooking oil, which is the main waste addressed in this research. This experience highlights the importance of environmental education actions to develop greater awareness in the community regarding care for their environment, in addition to presenting recycling practices as a possibility to improve income for the community.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3900
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Biologia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons