Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3903
Title: | O cultivo de dendê na Vila São Sebastião Moju/PA: Na percepção dos alunos do 9º ano da escola da comunidade |
Advisor: | BARBOSA, Ivan Carlos da Costa |
Authors: | MAGALHAES, Jonas Pina de |
Keywords: | Cultura do Dendê Cultivo de dendê - Vila São Sebastião Moju/PA Cultivo do dendê e o uso de agrotóxicos - Benefícios e malefícios Educação Ambiental |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | MAGALHAES; Jonas Pina de. O cultivo de dendê na Vila São Sebastião Moju/PA: Na percepção dos alunos do 9º ano da escola da comunidade. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa sobre o cultivo do dendê e o uso de agrotóxicos foi desenvolvida em quatro etapas metodológicas, cada uma visando aprofundar a compreensão dos benefícios e malefícios associados a essas práticas agrícolas. Na primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente, que incluiu a leitura de artigos acadêmicos, relatórios de seminários, anais de congressos científicos e livros especializados. Essa etapa permitiu construir um panorama consistente sobre os contextos econômicos, sociais e ambientais do cultivo do dendê, além de oferecer uma clara compreensão do uso de agrotóxicos e suas implicações. A segunda fase focou na coleta de dados práticos em uma escola da Comunidade São Sebastião, envolvendo 12 alunos do 9º ano. Com a aprovação da direção escolar e o consentimento de alunos e pais, foi promovida uma discussão em sala de aula para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o cultivo do dendê e o uso de agrotóxicos. Esta interação inicial foi seguida por um questionário de quatro questões, que buscou identificar as percepções dos alunos e fomentar um ambiente participativo de aprendizado. Na terceira etapa, o objetivo foi conscientizar os alunos sobre os benefícios da cultura do dendê e os riscos do uso de agrotóxicos. Para facilitar a compreensão, foram utilizados recursos visuais, como cartazes, para destacar os impactos positivos e negativos dessas práticas. Após uma apresentação teórica, um novo questionário com nove questões foi aplicado, permitindo avaliar a evolução do conhecimento dos alunos, refletindo o aprendizado adquirido ao longo do projeto. A quarta e última etapa consistiu na realização de um debate estruturado que promoveu uma discussão crítica sobre os efeitos dos agrotóxicos no cultivo do dendê. Os alunos foram divididos em dois grupos: um defendendo os benefícios da cultura do dendê e o outro focando nos malefícios do uso de agrotóxicos. Essa dinâmica visou estimular a argumentação respeitosa e o desenvolvimento do pensamento crítico. Um grupo de jurados, composto por quatro alunos selecionados aleatoriamente, avaliou a efetividade dos argumentos apresentados, incentivando a escuta atenta e o respeito às opiniões dos colegas. |
Abstract: | The present research on oil palm cultivation and the use of agrochemicals was developed in four methodological stages, each aimed at deepening the understanding of the benefits and drawbacks associated with these agricultural practices. The first phase involved a comprehensive literature review, including the reading of academic articles, seminar reports, conference proceedings, and specialized books. This stage provided a consistent overview of the economic, social, and environmental contexts of oil palm cultivation, as well as a clear understanding of the use of agrochemicals and their implications. The second phase focused on practical data collection at a school in the S„o Sebastian Community, involving 12 ninth-grade students. With the approval of the school administration and the consent of students and parents, a classroom discussion was held to assess the students' prior knowledge about oil palm cultivation and the use of agrochemicals. This initial interaction was followed by a four-question questionnaire aimed at identifying students' perceptions and promoting a participatory learning environment. The third stage aimed to raise students' awareness of the benefits of oil palm cultivation and the risks of agrochemical use. To facilitate understanding, visual resources such as posters were used to highlight the positive and negative impacts of these practices. After a theoretical presentation, a new questionnaire with nine questions was applied, allowing for the evaluation of the students' knowledge progression, reflecting the learning acquired throughout the project. The fourth and final stage consisted of a structured debate that promoted a critical discussion on the effects of agrochemicals in oil palm cultivation. The students were divided into two groups: one advocating for the benefits of oil palm cultivation and the other focusing on the drawbacks of agrochemical use. This dynamic aimed to stimulate respectful argumentation and the development of critical thinking. A jury group composed of four randomly selected students evaluated the effectiveness of the arguments presented, encouraging attentive listening and respect for classmates' opinions. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3903 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O cultivo de dendê na Vila São Sebastião MojuPA Na percepção dos alunos do 9º ano da escola da comunidade.pdf | 5,08 MB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License