Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3915
Title: Reflexões sobre a formação continuada de professores de ciências biológicas na educação básica
Advisor: CARVALHO, Josue de Lima
Authors: HASHIMOTO, Katia Moura
Keywords: Formação de professores
Ciências Biológicas
Formação continuada
Issue Date: 2024
Resumo: Segundo Nóvoa (1992), a formação de professores vai além da simples aquisição de técnicas e conhecimentos, sendo uma etapa fundamental para a socialização e o desenvolvimento profissional. No contexto deste estudo, é crucial enfatizar que a questão da formação contínua de professores é algo antigo. No entanto, a natureza e os objetivos da formação continuada de professores no Brasil evoluíram ao longo do tempo, estreitamente entrelaçados com o cenário econômico, político e social do país. Nesse viés, este trabalho tem como objetivo geral a consiste em reunir estudos sobre formação continuada de professores de ciências. Como objetivos específicos iremos apresentar discussões a respeito do assunto formação docente e formação continuada e realizar uma contextualização sobre as práticas de formação continuadas encontradas nos trabalhos selecionados. Este estudo pode ser classificado como exploratório e bibliográfico, e embasa-se nos pressupostos teóricos de Schnetzler (2002), Nóvoa (1992, 2001), Saviani (2011), dentre outros. Após analisar os resultados bibliográficos constatou-se que é essencial desenvolver projetos inovadores para novas práticas metodológicas de ensino nas áreas de ciências biológicas, pois preenchera algumas das lacunas deixada na formação inicial
Abstract: According to Nóvoa (1992), teacher training goes beyond the simple acquisition of techniques and knowledge, being a fundamental stage for socialization and professional development. In the context of this study, it is crucial to emphasize that the issue of continuing teacher training is something old. However, the nature and objectives of continuing teacher training in Brazil have evolved over time, closely intertwined with the country's economic, political and social scenario. In this sense, the general objective of this work is to bring together studies on the continuing education of science teachers. As specific objectives, we will present discussions on teacher training and continuing education and provide a contextualization of the continuing training practices found in the selected works. This study can be classified as exploratory and bibliographic, and is based on the theoretical assumptions of Schnetzler (2002), Nóvoa (1992, 2001), Saviani (2011), among others. After analyzing the bibliographic results, it was found that it is essential to develop innovative projects for new methodological teaching practices in the areas of biological sciences, as it will fill some of the gaps left in the initial training.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3915
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Gestão de Recursos Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIA MOURA HASHIMOTO.pdf199,69 kBPDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.