Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3954
Title: Uma análise do ensino de língua portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no nível médio
Advisor: SILVA, Irisneia Brito e
Authors: PINTO, Rudilardson Silva
Keywords: Inclusão
Ensino da língua portuguesa
Pessoa com deficiência
Cegueira
Ensino médio
Issue Date: 2022
Citation: PINTO, Rudilardson Silva. Uma análise do ensino de língua portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no nível médio. Orientadora: Irisneia Brito e Silva. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa ) - Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé-Açu, PA. 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula regular, na perspectiva da inclusão de alunos cegos do 1º ano do ensino médio, em uma escola pública do município de Paragominas. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, considerando a relevância do tema, sob a ótica de alguns autores que trabalham em suas obras obstáculos para o alcance da inclusão, a exemplo de Brasil (1994); Sassaki (1997); Karagiannis, Stainback e Stainback (1999); Mantoan (2003); Ferreira e Guimarães (2003) e Marques (2007). Como instrumento de coleta de dados, adotaram-se questionários com perguntas abertas e fechadas a educadores (as) que atuam na escola do referido município e análises de documentos. Após a aplicação, os questionários foram revisados, com objetivo de identificar possíveis erros de preenchimento de questões, de “pulo” ou respostas não claras, com o intuito de possíveis correções ou caso seja necessário, o descarte, e consequentemente uma nova aplicação. Os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria dos professores, concordam com o ensino inclusivo em sala de aula e que o ensino de Língua Portuguesa para alunos cegos assume uma perspectiva inclusiva por meio do uso de recursos e materiais didáticos acessíveis como o braile.
Abstract: The present work aims to analyze the teaching of Portuguese in a regular classroom, from the perspective of the inclusion of blind students in the 1st year of high school, in a public school in the municipality of Paragominas. The methodology adopted was based on a qualitative research, of a bibliographic nature, considering the relevance of the theme, from the perspective of some authors who work in their works as obstacles to achieving inclusion, such as Brasil (1994); Sassaki (1997); Karagiannis, Stainback and Stainback (1999); Mantoan (2003); Ferreira and Guimarães (2003) and Marques (2007). As a data collection instrument, questionnaires were adopted with open and closed questions to educators who work at the school in that municipality and document analysis. After application, the questionnaires were reviewed, in order to identify possible errors in filling out the questions, "skipping" or unclear answers, with the aim of possible corrections or, if necessary, discarding, and consequently a new application. The survey results showed that most teachers agree with inclusive teaching in the classroom and that teaching Portuguese to blind students takes an inclusive perspective through the use of resources and accessible teaching materials such as Braille.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3954
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rudilardson Silva Pinto.pdf885,76 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons