Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/4034
Title: Educação ambiental: prática pedagógica na escola municipal de ensino fundamental Zuleide Barros Mota.
Advisor: SANTA BRÍGIDA, Marluce Reis
Authors: OLANDA, Maria Joseli Teixeira
ARAÚJO, Maria Vilma Ramos
Keywords: Educação ambiental
Professor - Prática pedagógica
Meio ambiente e escola
Environmental education
Environment
Issue Date: 2024-06-07
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço
Citation: OLANDA, Maria Joseli Teixeira; ARAÚJO, Maria Vilmar Ramos. Educação ambiental: prática pedagógica na escola Municipal de Ensino Fundamental Zuleide Barroso Mota. Orientadora: Marluce Reis Santa Brígida. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capitão Poço, 2014. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/4034. Acesso em: .
Resumo: A questão ambiental, é um tema muito discutido em fóruns, conferencias etc. É também uma. problemática que envolve toda humanidade no processo de conservação para o futuro, por isso, objetivou-se com este estudo, refletir sobre a importância da educação ambiental dentro do contexto escolar, assim como as metodologias utilizadas pelo professor de diferentes disciplinas a fim de conscientizar os alunos para que possam atuar ativamente na sociedade, bem como, formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais do meio ambiente a partir de elementos das ciências naturais e de outras disciplinas, bem como, compreender como se dá a Educação Ambiental na escola Zuleide Barroso Mota e perceber qual a importância da Educação Ambiental na escola. Adotou-se o método descritivo, analítico e interpretativo para conhecer melhor os dados da pesquisa de campo, a qual foi realizada através da abordagem qualitativa e quantitativa e para um melhor entendimento, aplicamos um questionário com perguntas abertas e fechadas para alunos, professores e pessoas da comunidade. Sob a utilização de concepções teóricas e empíricas, verificou-se que os professores em sua maioria, entendem que educação ambiental é uma forma de ensinar como preservar o meio ambiente para equilibra a relação homem-natureza, considerando que é muito importante que a escola trabalha a educação ambiental. Os mesmos afirmam que os maiores problemas socioambientais é o lixo jogado a céu aberto e a poluição dos igarapés; que a escola realiza ações pedagógicas de preservação do meio ambiente. Quanto aos alunos, cerca de 65% entendem que a educação ambiental são os valores de preservação do meio. ambiente, afirmando que a escola deve trabalhar a Educação Ambiental. Consideram que o lixo jogado a céu aberto e a poluição dos igarapés são os maiores problemas causados na comunidade. Da mesma forma os pais e pessoas da comunidade que responderam aos questionários propostos tiveram opiniões e uma visão semelhante com os índices de afirmação bem parecidos, apontando os mesmos problemas ambientais na comunidade. Concluiu-se que a educação ambiental pode ser vista sob um novo olhar e possibilitar melhorias para a formação de pessoas capazes de respeitar e conservar o meio ambiente.
Abstract: The environmental issue is a much discussed topic in forums, conferences etc.. It is also a problem that involves all of humanity in the process of preservation for the future Therefore, we aimed at in this study, reflect on the importance of environmental education within the school context, as well as the methodologies used by the teacher in different disciplines to educate students so that they can play an active role in society, as well as ask questions, diagnose and propose solutions to real environmental problems from elements of the natural sciences and other disciplines, as well as understand how is the Environmental Education School Zuleide Mota Barroso and realize what the importance of environmental education in school. We adopted the descriptive, analytical and interpretative method to better understand the data of field research, which was conducted through a qualitative and quantitative approach and a better understanding, we applied a questionnaire with open and closed questions for students, teachers and people community. Under the use of theoretical and empirical conceptions, it was found that teachers mostly understand that environmental education is a way to teach how to preserve the environment to balance the human-nature relationship, whereas it is very important that the school works environmental education. They claim that the largest environmental problems is the garbage dumped in the open and the pollution of streams, the school conducts educational activities to preserve the environment. As students, about 65% believe that environme ntal education are the values of preserving the environment, stating that the school should work on environmental education. Consider that the garbage dumped in the open and pollution of streams are major problems caused in the community. Likewise parents and community members who responded to the questionnaires had proposed a similar view and opinions with the indices very similar statement, pointing the same environmental problems in the community. It was concluded that environmental education can be seen in a new look and improvements to enable the formation of capable people to respect and conserve the environment
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/4034
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons