Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Title: Dificuldades no processo da aquisição da leitura e da escrita nos anos inciais do Ensino Fundamental
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: FERREIRA, Eliane Maria Sanches
BRITO, Maria Izelina Santos de
Keywords: Leitura - Ensino fundamental
Leitura - Dificuldade de Aprendizagem
Escrita - Ensino fundamental
Alfabetização
Escrita - Dificuldade de Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: FERREIRA, Eliane Maria Sanches; BRITO, Maria Izelina Santos de. Dificuldades no processo da aquisição da leitura e da escrita nos anos inciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Vanessa Alcântara Cardoso. 33 f. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: Objetivou-se com essa pesquisa compreender As Dificuldades no Processo da Aquisição da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido foi procedida uma pesquisa bibliográfica onde foi possível o dialogo conceitual com alguns autores entre eles Carlos Cagliari, Sylvia Bueno, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares e outros que foram fundamentais subsidiando a reflexão e articulação do binômio teoria e prática, a partir e uma abordagem analítica e descritiva referente ao tema. Verificou-se no decorrer da trajetória conceitual que os pais consideram importante que os filhos freqüentem a escola na expectativa de desenvolvimento de habilidades básicas no processo da aquisição da leitura e da escrita. Conclui-se que os educadores devem estimular os educandos a leitura de livros diversos, trabalhando com palavras soltas, de acordo com cotidiano assim facilitando o entendimento dos mesmos. Para que haja um ensino-aprendizado de qualidade o educador precisa estar em constante processo de formação pessoal na qual poderá melhorar cada vez mais a prática pedagógica.
Abstract: It was objectified with this research to understand the Difficulties in the Process of the Acquisition of the Reading and the Writing in the Initial Years of Basic Ensino. In this direction she was proceeded a bibliographical research where it was possible it I dialogue conceptual with some authors between them Carlos Cagliari, Sylvia Bueno, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares and others who had been basic subsidizing the reflection and joint of the binomial practical theory and, to break and referring an analytical and descriptive boarding to the subject. It was verified in elapsing of the conceptual trajectory that the parents consider important that the children frequent the school in the expectation of development of basic abilities in the process of the acquisition of the reading and the writing. It is concluded that the educators must stimulate the educandos the diverse book reading, working with untied words, in accordance with daily thus facilitating the agreement of the same ones. So that he has a quality teach-learning the necessary educator to be in constant process of personal formation in which the pedagogical one will be able to improve each practical time more.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/441
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons