Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/443
Title: A ludicidade e suas contribuições como ferramenta da aprendizagem na educação infantil.
Advisor: REZENDE, Maria Fátima de Nazaré Pantoja
Authors: ALVES, Marinete Conceição
MELO, Missilene Pereira de
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ensino - Aprendizagem
Prática Docente
Educação Infantil – Ensino –método
Ludicidade - Aprendizagem
Issue Date: 2015-03-27
Publisher: UFRA/ Pólo Igarapé-Açu (PA)
Citation: ALVES, Marinete Conceição; MELO,Missilene Pereira de. A ludicidade e suas contribuições como ferramenta da aprendizagem na educação infantil. Orientadora: Maria Fátima de Nazaré Pantoja Rezende. 62 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Açu, PA, 2019.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a discutir a importância que a ludicidade exerce sobre a aprendizagem no que se refere à educação infantil, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da creche Marcelo Cândia, no município de Igarapé - Açu. Hoje sabe-se que através das brincadeiras como formação de palavras, historinhas entre outras são ferramentas utilizadas pelo professor que levam a criança a desenvolver a prática da leitura, escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de um a discussão e reflexão acerca das contribuições que a ludicidade traz na prática docente na creche. Dentre os autores utilizados destaca-se: Kishimoto, Ramalho, Friedmann além de outros que dissertam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver as capacidades da criança na educação infantil. Evidencia-se que nesse processo estão envolvidos dois eixos que merecem ser analisados: o lúdico e a prática docente na educação infantil. As influências dos mesmos merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce à aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa se desenvolveu por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se o campo de observação, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na creche pesquisada. Tal visão permitiu a reflexão a respeito da prática pedagógica, acredita-se que os planejamentos estruturados, organizados e propostos para as atividades lúdicas possam surtir a aprendizagem esperada, outra sugestão é que os professores trabalhem em suas práticas pedagógicas a fim de possibilitar a variedade de brincadeiras, para organizar as atividades com o lúdico contribuindo para o desenvolvimento melhor da criança na educação infantil.
Abstract: The present work proposes itself to discuss the importance that playfulness exercises on learning referring to children education, starting from a study of its meaning and concepts on development of playfulness to emphasize the need of its effective use at the Marcelo Cândia day care center area, in the town of Igarapé-Açu. Today it is known that through the games such as words formation, child’s tales among others are tools used by the teacher which lead the child to develop the reading practice, written in a pleasant and meaningful way. This research used the pedagogical references which provided the required guidance to the search of a discussion and reflection about the contributions that playfulness brings to the instructor practice in the day care center. Amongst the authors used stand out: Kishimoto, Ramalho, Friedmann, among the others who discourse on the theme, to which the playfulness is a fundamental element to pedagogical practice that intends to develop the child’s capabilities in children education. It is evident that in this process are involved two axes that deserve to be analyzed: the ludic and the instructor practice in children education. The influences of them deserve great attention, for from the relationship between the ludic and the child learning is born. It’s relevant to highlight also that this research developed itself using the qualitative-research, observing the observation field, it was applied a questionnaire to comprehend the teaching-learning process on the day care center researched. Such view allowed the reflection on pedagogical practice, it is believed that the structured planning, organized and proposed to ludic activities are able to cause the expected learning, another suggestion is that the teachers work in their pedagogical practices aiming to make possible the variety of games, to organize activities using the ludic contributing to a better development of the child in child education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/443
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LUDICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES COMO FERRAMENTA DA APRENDIZAGEM....pdf515,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.