Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Title: Residuos sólidos e seu destino no ambiente: uma abordagem no 6º ano em uma escola de Belém
Advisor: BARBOSA, Ivan Carlos da Costa
Authors: RODRIGUES, Danielle do Socorro Loureiro
Keywords: Educação ambiental
Lúdico - Educação
Jogos educativos - Aprendizagem
Resíduos sólidos
Issue Date: 2018
Publisher: UFRA/ Campus Belém (PA)
Citation: RODRIGUES, Danielle do Socorro Loureiro. Residuos sólidos e seu destino no ambiente: uma abordagem no 6º ano em uma escola de Belém. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores. Campus Belém, 2018.
Resumo: A educação ambiental precisa ocupar um importante lugar na educação do país. Já não é suficiente falar de uma educação ambiental genérica, conjugada no singular, existem propostas educativas voltadas à questão ambiental. Essa preocupação me levou a analisar o que era feito com o lixo que a escola produzia e tratei a educação ambiental para que os alunos, junto com a comunidade escolar buscassem um mecanismo que possibilitasse estimular os alunos a uma educação ambiental de forma consciente. Para alcançar um resultado positivo, utilizei um jogo virtual chamado “coleta seletiva”, onde os mesmos através, do jogo, podem ajudar junto com a comunidade escolar a compreenderem a importância dos resíduos sólidos. É relevante afirmar que a metodologia além de trabalhar a interação, o lúdico e a socialização dos alunos, auxilia na observação, organização e transcrição das informações recebidas para a prática do dia a dia, de forma autônoma. Este é o grande desafio a ser trabalhado, pois o mesmo deve ser iniciado dentro do meio social e familiar que vivem e vivenciam. Neste trabalho obteve-se um resultado satisfatório no que se refere ao jogo de software como suporte para desenvolver com eficácia o processo de educação ambiental. E esse estudo teve seu principal proposito refletir sobre a contribuição dos alunos junto à comunidade escolar sobre a educação ambiental, portanto, é fundamental a valorização da prática educativa em sala de aula socializando o conteúdo a realidade vivenciada no dia a dia.
Abstract: Environmental education needs to occupy an important place in the country's education. It is no longer enough to speak of a generic environmental education, conjugated in the singular, there are educational proposals focused on the environmental issue. This concern led me to analyze what was done with the garbage that the school produced and treated environmental education so that the students, together with the school community, sought a mechanism that would enable students to consciously stimulate environmental education. To achieve a positive result, I used a virtual game called "selective collection", where they can help with the school community to understand the importance of solid waste. It is important to affirm that the methodology, besides working the interaction, the playfulness and the socialization of the students, assists in the observation, organization and transcription of the information received for the day to day practice of autonomous form. This is the great challenge to be worked out, since the same must be initiated within the social and family environment that they live and experience. In this work we obtained a satisfactory result regarding the software game as a support to develop the process of environmental education effectively, this study had its main purpose to reflect on the contribution of students to the school community on environmental education, therefore, It is fundamental the valuation of the educational practice in the classroom socializing the content the reality lived in the day to day.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/470
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.