Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/480
Title: O uso das TICs na mediação do processo ensino-aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental.
Advisor: CORRÊA, Júlio César da Silva
Authors: RIBEIRO, Maria Elizabeth dos Reis
RIBEIRO, Nedia Andréa dos Reis
Keywords: Tecnologias da Informação e Comunicação – Ensino-aprendizagem
TICs – Ensino fundamental
Tecnologia educacional
TICs – Mediação - ensino fundamental
Issue Date: 2018
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: RIBEIRO, Maria Elizabeth dos Reis; RIBEIRO, Nedia Andréa dos Reis. O uso das TICs na mediação do processo ensino-aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Júlio César da Silva Corrêa. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém , PA, 2018.
Resumo: A escola, como instituição formadora de cidadãos críticos e conscientes tem um papel de destaque: desenvolver competências e habilidades ligadas à tecnologia. O assunto relevante no presente estudo é a mediação das TICs em sala de aula no ensino fundamental do trabalho docente. Procuramos estabelecer conceitos e relações com a educação, tecnologia e formação docente. Para tanto tomamos como referencial teórico os estudos de Grinspun (2009), Costa (2013), Braga (2013) entre outros. Para a realização deste trabalho aplicamos um total de 10 questionários para professores do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Rosa Athayde da cidade de Augusto Corrêa-PA, contendo questões abertas e fechadas sobre a inserção das tecnologias no ensino. Também foram sujeitos da pesquisa um coordenador pedagógico e o gestor escolar a fim de compreendermos o papel de todos nesse processo. Os resultados apontaram que os professores consideram a inserção das novas tecnologias como algo benéfico e que inclusive já fazem uso em atividades, seja na sala de informática ou na sala de aula. Contudo, ainda residem desafios a serem superados no processo de formação para esta tecnologia. Concluímos assim que não basta dispormos das tecnologias, mas proporcionar formas que possam incluir todos dentro da dinâmica constante nos ambientes educativos.
Abstract: The school as an institution that forms critical and conscious citizens has a leading role: to develop skills and abilities related to technology. The relevant subject in the present study is the mediation of ICT in the classroom in elementary school. We seek to establish concepts and relationships with education, technology and teacher training. For this we take as theoretical reference the studies of Grinspun (2009), Costa (2013), Braga (2013) among others. In order to carry out this work, we applied a total of 10 questionnaires for teachers of a tuma of the 6th grade of elementary school of the Municipal School Profª Rosa Athayde of the city of Augusto Correa-PA, containing open and closed questions about the insertion of technologies in teaching. A pedagogical coordinator and the school manager were also subjects of the research in order to understand the role of all in this process. The results showed that teachers consider the insertion of new technologies as beneficial and that even they already use in activities, be it in the computer room or in the classroom. However, challenges still remain to be overcome in the training process to work with this technology. We conclude that it is not enough to have the technologies but to provide forms that can include all within the constant dynamics in the educational environments.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/480
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.