Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/494
Title: | Educação infantil e suas especificidades: a importância da família na escola para o desenvolvimento das crianças. |
Advisor: | SANTOS, Rosenilde Fonseca dos |
Authors: | VILELA, Mara do Socorro Coelho FREITAS, Sandra Rodrigues de Sousa |
Keywords: | Família - Escola Educação infantil - Família |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá, PA |
Citation: | VILELA, Mara do Socorro Coelho; FREITAS, Sandra Rodrigues de Sousa. Educação infantil e suas especificidades: a importância da família na escola para o desenvolvimento das crianças. Orientadora: Rosenilde Fonseca dos Santos. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | Este estudo se caracteriza por uma breve revisão teórico conceitual referente ao papel da família e da escola enquanto instituições sociais, na expectativa de delinear um perfil de comprometimento da relação família e escola para o sucesso da aprendizagem escolar dos alunos. Parte do pressuposto que escola e família são co responsáveis pela educação dos filhos. No entanto, há enormes dificuldades no sentido da família participar ativamente da vida escolar de seus filhos contribuindo em grande parte para o fracasso ou sucesso escolar dos mesmos. O estudo evidencia que a intervenção da escola, através do professor, poderá possibilitar uma efetiva articulação entre escola e família. Contudo, o estudo concluiu que se faz necessário a organização de uma proposta pedagógica que considere a família como elemento também aprendizente nesta relação, favorecendo assim, ensinar a família participar da escola e desta forma consolidar uma parceria institucional para o sucesso escolar dos alunos. |
Abstract: | This study if it characterizes for one brief referring conceptual theoretical revision to the paper of the family and the school while social institutions, in the expectation to delineate a profile of compromises of the relation family and school for the success of the pertaining to school learning of the pupils. Part of the estimated one that responsible school and family are co for the education of the children. However, it has enormous difficulties in the direction of the family to a large extent to participate actively of the pertaining to school life of its children contributing for the failure or pertaining to school success of the same ones. The study it evidences that the intervention of the school, through the professor, will be able to make possible an effective joint between school and family. However, the study it concluded that the organization of a proposal becomes necessary pedagogical that considers the family as element also appendix in this relation, thus favoring, to teach the family to participate of the school and in such a way to consolidate an institution partnership for the pertaining to school success of the pupils |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/494 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ESPECIFICIDADES.pdf | 566,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.