Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/495
Title: | Família e escola: uma parceria possível para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. |
Advisor: | SANTOS, Rosenilde Fonseca |
Authors: | LIMA, Helena Gonçalves de SERRÃO, Luciléa Farias |
Keywords: | Família -Escola Aprendizagem infantil |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá, PA |
Citation: | LIMA, Helena Gonçalves de; SERRÃO, Luciléa Farias. Família e escola: uma parceria possível para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Orientadora: Rosenilde Fonseca Santos. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo refletir a importância da efetiva participação da família na escola como fato para o sucesso escolar. Parte do pressuposto que a participação da família, além de ser um dever, representa uma oportunidade significante para a consolidação da aprendizagem. O compartilhamento da experiência escolar pela família fomenta a lógica da importância de desenvolvimento de práticas de aprendizagem que estimulam o senso de participação, autonomia e responsabilidade; elementos necessários ao bom desempenho escolar. A pesquisa, contudo, revela que os pais são muito ausentes da escola, dificultando inúmeros procedimentos de aprendizagem, bem como, favorecendo uma cultura de menosprezo em relação a relevância da aprendizagem escolar na formação do indivíduo. O estudo conclui, com base em uma breve pesquisa de campo que há necessidade da efetiva participação da família na escola, tendo como referência para esta ação, a intervenção do professor. |
Abstract: | This study it has for objective to reflect the importance of the effective participation of the family in the school as fact for the pertaining to school success. Part of the estimated one that the participation of the family, beyond being a duty, represents a significant chance for the consolidation of the learning. The sharing of the pertaining to school experience for the family foments the logic of the importance of development of practical of learning that stimulates the sense of participation, autonomy and responsibility; necessary elements to the good pertaining to school performance. The research, however, discloses that the parents are very absent of the school, making it difficult innumerable procedures of learning, as well as, favoring a culture of disdain in relation the relevance of the pertaining to school learning in the formation of the individual. The study it concludes, on the basis of one briefing field research that has necessity of the effective participation of the family in the school, having as reference for this action, the intervention of the professor. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/495 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FAMILIA E ESCOLA... PRÉ-TEXTUAIS.pdf | 82,73 kB | Adobe PDF | View/Open | |
FAMILIA E ESCOLA....pdf | 430,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.