Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/497
Title: A importância da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Paiva Osório, no município de Maracanã/PA.
Advisor: ANDRADE, Josiele Pantoja de
Authors: SOUZA, Joelma Costa de
SARMENTO, Valcilene do Nascimento
Keywords: Família - Escola
Ensino - Aprendizagem - Alunos - família
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo São João de Pirabas, PA
Citation: SOUZA, Joelma Costa de; SARMENTO, Valcilene do Nascimento. A importância da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Paiva Osório, no município de Maracanã/PA. Orientadora: Josiele Pantoja de Andrade. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal Rural da Amazônia, Pólo São João de Pirabas, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola José de Paiva Osório, na Vila do Mota, município de Maracanã- PA. Esse estudo tem como objetivo geral analisar a participação da família no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Na metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, para a coleta de dados optou-se pelo uso do questionário com perguntas abertas e a entrevista semiestruturada, com intuito de compreender a relação entre pais e a escola. A pesquisa investigou a existência da participação dos pais na vida escolar de seus filhos, a relação que a família tem com a escola, de que forma a participação dos pais influencia positivamente no resultado do processo de ensinoaprendizagem de seus filhos, o que dificulta essa parceria, que metas são criadas para inserir os pais na comunidade escolar, quais estratégias a escola utiliza para incentivar os alunos cuja família não frequenta a escola, e as opiniões da professora, da coordenadora pedagógica e da gestora da escola em relação á importância da interação família e escola. Nos resultados foi constatado que a importância da participação da família no contexto escolar é essencial para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno e, que tanto a família quanto a escola têm um papel fundamental na formação desse aluno.
Abstract: The present monography discusses the importance of the participation of the family in the teaching process learning the students of the third grade of Elementary School José de Paiva Osório, in the of Mota Village, municipality of Maracanã-PA. This study aims to analyze the general participation of the family in the teaching learning process of the students. On qualitative approach was used methodology for data collection has been chosen bay the use of the questionnaire with open-ended questions and the semi-structured interview, in order to understand the relationship between parents and the school. There search investigated the existence of parental participation in life your children's school, the relationship that the family has with the school, how the participation of parents influence positively the outcome of their children, which makes this partnership, which goals are created to insert the parents in the school community, which school strategies uses to encourage students whose family doesn't go to school, and the opinions of the teacher, the pedagogical coordinator and school manager about the importance of family interaction and school. In the results it was found that the importance of the participation of the family in for the development of teaching and learning, that both family and school have a essential role in the formation of this student.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/497
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos....pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.