Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/553
Title: A importância da educação ambiental no meio rural: uma reflexão sobre a prática pedagógica dos professores de duas escolas no Município de Tomé-Açu/PA
Advisor: MIRANDA, Claudia do Socorro Carvalho
Authors: LOPES, Benedita dos Santos
SILVA, Ivaldo Malcher da
Keywords: Educação ambiental
Educação do campo - Métodos pedagógicos
Professores - Pratica pedagógica
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Campus Tomé-Açú (PA)
Citation: LOPES, Benedita dos Santos; SILVA, Ivaldo Malcher da. A importância da educação ambiental no meio rural uma reflexão sobre a prática pedagógica dos professores de duas escolas no Município de Tomé-Açu - PA. Orientador: Claudia Miranda. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas sobre a questão da Educação Ambiental em duas escolas rurais do município de Tomé Açu (PA), no intuito de contribuir com os avanços na preservação do meio em que vivemos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi aplicado um questionário semiestruturado aos grupos de professores da escola Esperança e Escola Ipiranga. Verificou-se que existem dúvidas e carência de conhecimento com relação ao desenvolvimento de práticas ambientais nas escolas. Dessa forma, há necessidade que os gestores das escolas reformulem seus programas de práticas Ambientais, incluindo a capacitação, conscientização de professores, priorizando a realidade em que vive os alunos, levando em consideração a opinião dos mesmos.
Abstract: This work objective to examine the pedagogical practices on the issue of Environmental Education teachers of rural schools of Tomé-Açu (PA) for the attainment of the work, a semi-structured questionnaire was administered to groups of elementary school teachers "Esperança" and elementary school "Ipiranga ". It was found that there are doubts and lack of knowledge regarding the development of environmental practices in their schools. Thus, there is need that the directions of the schools. Thus, there is need that the directions of the schools rethink their programs of environmental practices, including training, awareness of teachers, emphasizing the reality in which students live, taking into account the opinion of the same..
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/553
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.