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Title: Avaliação do plano de negócios de um restaurante na cidade de Capanema-PA
Advisor: COSTA, Artur Vicente da
Authors: ALMEIDA, Davi Augusto Silva de
MAIA, Gabriel Cainã Silva
Keywords: Plano de negócios
Empreendedorismo
Planejamento
Microempresa
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA
Citation: COSTA, Artur Vicente da. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar a influência do Plano de Negócios nas tomadas de decisão em um restaurante na cidade de Capanema-PA, bem como, demonstrar Plano de Negócios como estratégia competitiva, identificar a importância da ferramenta para os empresários e como a ferramenta pode contribuir para as tomadas de decisões dentro da empresa. O estudo configura-se como abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados consistiu-se em aplicação de questionários, entrevistas, pesquisa de campo e revisão bibliográfica. Utilizou-se 2 tipos de entrevistas, com perguntas abertas e fechadas, que objetivaram identificar o grau de conhecimento dos gestores das empresas em relação ao Plano de Negócios. A pesquisa de campo fora utilizada como forma de observar o modelo de gestão das empresas e como o Plano de Negócios influencia(ou) em tal modelo. A revisão bibliográfica fora feita como forma de buscar embasamento científico para os argumentos apresentados. Quanto ao tipo de pesquisa, caracteriza-se como descritiva. Pretende-se demonstrar o plano de negócios influenciou nas tomadas de decisões do empresário e quais resultados foram obtidos através destas decisões.
Abstract: The objective of this work is to identify the influence of the Business Plan in the decisionmaking in a restaurant in the city of Capanema-PA, as well as to demonstrate Business Plan as a competitive strategy, to identify the importance of the tool for entrepreneurs and how to tool can contribute to decision making within the company. The study is a qualitative approach. The instrument of data collection consisted in the application of questionnaires, interviews, field research and bibliographic review. We used 2 types of interviews, with open and closed questions, that aimed to identify the degree of knowledge of the managers of the companies in relation to the Business Plan. Field research was used as a way to observe the business management model and how the Business Plan influences (or) such a model. The bibliographical review was done as a way to seek scientific basis for the arguments presented. As for the type of research, it is characterized as descriptive. It is intended to demonstrate the business plan influenced the decision-making of the entrepreneur and what results were obtained through these decisions.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/557
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