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Title: Formação de preço de venda: pesquisa de mercado com os pequenos comerciantes do bairro Almir Gabriel em Capanema-Pará
Advisor: COSTA, Artur Vicente da
Authors: SANTOS, Everaldo Pinheiro dos
SOUZA, Natanael Rodrigues de
Keywords: Formação de preço
Métodos de precificação
Custos
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA
Citation: COSTA, Artur Vicente da. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2019
Resumo: O preço de venda é um dos fatores de grande relevância para empresa, pois está diretamente ligado a lucratividade e ao cliente, bem como é o principal responsável pela receita da empresa, manutenção e permanência no mercado. A utilização de métodos de precificação, permite aos responsáveis pela formulação e aplicação dos preços de venda, a inclusão de todos os custos e despesas incorridos no processo de aquisição de mercadorias. Nessa concepção, o estudo visa identificar quais são os métodos de precificação utilizados pelos pequenos comerciantes no ramo de minimercados do bairro Almir Gabriel em Capanema-PA, para a formação de preço de venda. Para isso, usou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com aplicação de um formulário semiestruturado com os proprietários dos mercadinhos, visando a obtenção de dados para responder os objetivos propostos, com também identificar o perfil dos proprietários destes empreendimentos. A estrutura divide-se em três partes principais: estudo teórico, pesquisa de campo e análise dos resultados. Como resultado deste estudo, constatou-se que, o uso dos métodos de precificação, não são utilizados pelos proprietários de mercadinho do bairro Almir Gabriel para a formação do preço de venda. Os preços são formados a partir de conhecimentos empíricos, acrescentando uma porcentagens que variam entre 15% a 30% sobre os valores de compra de cada produto, os quais em sua maioria, são adquiridos dos fornecedores que vão até os comerciantes.
Abstract: The sale price is one of the factors of great relevance for the company, since it is directly linked to profitability and the customer, as well as being the main responsible for the company's revenue, maintenance and permanence in the market. The use of pricing methods enables those responsible for the formulation and application of sales prices to include all costs and expenses incurred in the procurement process. In this conception, the study aims to identify the pricing methods used by small traders in the mini-market segment of the Almir Gabriel neighborhood in Capanema-PA, for the formation of a sale price. For this, a bibliographical research and a field research were used, with the application of a semi-structured form with the owners of the markets, aiming to obtain data to answer the proposed objectives, as well as to identify the profile of the owners of these developments. The structure is divided into three main parts: theoretical study, field research and results analysis. As a result of this study, it was found that, the use of pricing methods, are not used by the owners of the Almir Gabriel neighborhood market for the formation of the sale price. Prices are formed from empirical knowledge, adding percentages ranging from 15% to 40% on the purchase values of each product, which are mostly purchased from suppliers that go to the merchants.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/561
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