Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/573
Title: A importância da mulher empreendedora no comércio de Capanema: um estudo socioeconômico no Shopping Pérola
Advisor: SILVA, Eleci Terezinha Dias da
Authors: FREITAS, Kethelln Regina Glins de
SANTOS, Leidiane Cavalcante dos
Keywords: Empreendedorismo
Mulheres empreendedoras-dificuldades
Mulheres empreendedoras-perfil socioeconômico
Características empreendedoras
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA
Citation: SILVA, Eleci Terezinha Dias da. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2017
Resumo: O desemprego hoje impacta economicamente o Brasil e diversos países. A população opta por diferentes saídas para driblar essa crise, sendo o empreendedorismo a área que vem crescendo constantemente. O impacto do desemprego na sociedade faz com que esse tema seja bastante debatido atualmente. Diante dos obstáculos encontrados, as mulheres buscam sua inserção nesse modelo de negócio e estão se destacando através do empreendedorismo feminino. A presente pesquisa foi feita por meio de fundamentação teórica com revisão de obras de autores especialistas no tema abordando tópicos como: os conceitos do empreendedorismo, seu contexto histórico no Brasil, características empreendedoras e o empreendedorismo feminino. Trata-se de um estudo de caso de 12 empreendedoras que possuem lojas no Shopping Pérola no município de Capanema-PA, onde o objetivo é analisar o perfil socioeconômico, as características empreendedoras, as dificuldades e a importância das mesmas por meio de análise qualitativa e quantitativa. Foi possível identificar que a maioria das agenciadoras do local possuem características empreendedoras, são persistentes e dedicadas para enfrentar as dificuldades encontradas ao longo do caminho.
Abstract: Today unemployment has an economic impact in Brazil and several other countries. The population chooses different alternatives to overcome this crisis, and entrepreneurship is the area that has been growing constantly. The impact of unemployment on society makes this subject much debated nowadays. Against this obstacle, women seek their insertion in this business model and are standing out through female entrepreneurship. This research was developed using theoretical fundamentation with literature review from specialist authors on the subject where the following issues were approached: the concept of entrepreneurship, its historical context in Brazil, busineship characteristics, and female entrepreneurship. This is a case study which its main goal is to analyse socioeconomic profiles, struggles and importance of 12 entrepreneurs who have stores at the “Shopping Pérola” (i.e Pearl Mall), in Capanema, a city in the State of Pará, using qualitative and quantitative analysis. The data showed that persistence and dedication when facing difficulties, were the main traits found in these 12 participants.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/573
Appears in Collections:TCC - Capanema - Administração



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons