Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/580
Title: | Pedagogia da alternância: reflexões sobre a proposta pedagógica da escola comunitária casa familiar rural de Ourém/PA |
Advisor: | RODRIGUES, Maria das Graças |
Authors: | VASQUES, Maria Luciane dos Santos VASQUES, Rita de Cassia Vidal |
Keywords: | Pedagogia da alternância Educação do campo Sustentabilidade |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/ Campus Capitão Poço (PA) |
Citation: | Vasques, Maria Luciane dos Santos Pedagogia da alternância: reflexões sobre a proposta pedagógica da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Ourém – PA. Orientador: Maria das Graças Rodrigues. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como pretensão contribuir como subsidio para melhor entendimento por parte da sociedade a cerca da Pedagogia da Alternância. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa e foi realizada na Escola Comunitária Casa Familiar Rural 25 de Julho do município de Ourém- PA. O objetivo da pesquisa foi analisar como essa proposta pedagógica pode contribuir na formação do sujeito que vive e mora no campo, para que este possa atuar no contexto social de maneira crítica e reflexiva transformando-o de forma sustentável. A fundamentação teórica foi feita com base nos autores: Arroyo, Fernandes e Paulo Freire, que apontam esta prática pedagógica como a mais promissora para os povos do campo por permitir a conciliação entre a formação e as atividades agrícolas na propriedade, o que faz com que os jovens educandos não percam o vínculo coma terra. Porém verificou-se que esta pedagogia é pouco difundida no Brasil. Diante disto, podemos dizer que esta proposta pedagógica é ainda muito discriminada pelos representantes da chamada escola formal e pelos defensores da manutenção de estruturas fixas e deslocadas da realidade. |
Abstract: | The present work has the pretension contribute as subsidy for a better understanding by society about the Pedagogy of Alternation. The research developed was a qualitative approach and was held at EscolaComunitária Casa Familiar Rural 25 de Julho the city of Ourém – PA. The objective of the research was to analyze how this pedagogical proposal may contribute to the formation of the subject who lives and lives in the field, so that it can act in the social context critically and reflective turning it sustainably. The theoretical framework was based on the authors: Arroyo, Fernandes e Paulo Freire, pointing this pedagogical practice as the most promising to the peoples of the field to allow the reconciliation of formation and agricultural activities on the property, what makes the young students do not lose the link to the land. However it was found that this pedagogy is little known in Brazil. Given this, we can say that this pedagogical practice is still very discriminated against by representatives called formal school and by defenders of maintenance fixed and offset structures of reality. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/580 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia da alternância - reflexões sobre a proposta pedagógica da escola comunitária casa familiar rural de Ourém - PA.pdf | 937,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.