Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/585
Title: A importância do uso das Tics com o uso do software Hagáquê no trabalho docente na E.M.E.F Branca de Neve no município de São Domingos do Araguaia- PA.
Advisor: SILVA, Leila Weitzel Coelho da
Authors: ARAÚJO, Jovecilda da Silva
SANTOS, Maria Souza dos
Keywords: Tecnologia de informação e comunicação – ensino
Software Haguaquê - Capacitação docente
Tecnologias educacionais
Formação de professores
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Marabá (PA)
Citation: ARAÚJO, Jovecilda da Silva; SANTOS, Maria Souza dos. A importância do uso das Tics com o uso do software Hagáquê no trabalho docente na E.M.E.F Branca de Neve no município de São Domingos do Araguaia- PA. Orientador: Leila Weitzel Coelho da Silva. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marabá, PA, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir com a prática pedagógica de professores da rede pública do ensino fundamental, para tanto se tomou como base a aplicação do software Hagáquê na Escola Municipal de Ensino Fundamental Branca de Neve, localizada no município de São Domingos do Araguaia. Foi realizado um diagnóstico a partir da vivência no ambiente escolar e da aplicação de questionários fechado e aberto buscando identificar a situação atual quanto ao uso, bem como as principais dificuldades enfrentadas pelos professores relacionadas ao computador como ferramenta pedagógica. Realizou-se ainda oficinas de formação com dez professores para o uso do Software Haguaquê. Adicionalmente foi realizada revisão de literatura sobre o tema em questão. Adotou- se a concepção de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) proposta por Tajra (2008), Almeida (2000), Biaconcini (2005) e Valente (2000), que definem essas tecnologias como objeto que a criança manipula, tendo o professor como mediador em uma interação rica de ideias e atividades no processo de ensino. Observou-se com essa pesquisa que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apesar do seu potencial, são ferramentas pouco utilizadas na escola estudada, principalmente pela falta de formação dos professores. O Software Haguaquê demonstrou que têm potencial para auxiliar a prática pedagógica, posto que tornou as aulas mais atrativas e dinâmicas. Tal conclusão reforça a necessidade de implantação de programas de formação continuada para os profissionais da educação de forma elevar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas.
Abstract: This work aims to analyze how the use of Information and Communication Technologies (ICT) can contribute to the pedagogical practice of teachers of public elementary school, for both was taken as based the application of the software Haguaquê in Municipal Elementary School Snow White, located in São Domingos do Araguaia. Was conducted a diagnosis from the experience in the school environment and the application of open and closed questionnaires seeking to identify the current situation regarding the use, as well as the main difficulties faced by teachers related to the computer as a pedagogical tool. Was held training workshops with ten teachers to use the Software Haguaquê. Further review of literature on the subject in question was performed. Was adopted the concept of Information and Communication Technologies (ICT) proposed by Tajra (2008), Almeida (2000), Biaconcini (2005) and Valente (2000), defining these technologies as object that the child manipulates, having the teacher as a mediator in a rich interplay of ideas and activities in the teaching process. Wasobserved with this research that the Information and Communication Technologies (ICT), despite its potential, are tools little used at the school, mainly because of lack of training of teachers. The Haguaquê Software demonstrated that have the potential to assist the pedagogical practice, since it became the most attractive and dynamic lessons. This conclusion reinforces the need to implement continuing education programs for professional of education in order to raise the quality of education offered in public schools.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/585
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons