Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Title: O desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Advisor: COOLEY JUNIOR, Philip
Authors: SANTOS, Gracilene Moreira dos
SILVA, Rosangela dos Prazeres
Keywords: Leitura - Ensino infantil
Aprendizagem - Crianças
Professores - Práticas pedagógicas
Pratica da leitura - Crianças
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Campus Tomé-Açu (PA)
Citation: SANTOS, Gracilene Moreira dos; SILVA, Rosangela dos Prazeres. O desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. Orientador: Philip Cooley Junior. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2015.
Resumo: Esta pesquisa propôs como tema de estudo refletir sobre a importância da leitura nos anos iniciais. E o intuito da mesma foi o de contribuir para que os professores dos anos iniciais pudessem se conscientizar sobre suas práticas pedagógicas, considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem. Essa pesquisa foi realizada na E.M.E.F. Dr. Fábio Luz no ano de 2014. Foram aplicados questionários para dois (02) professores dos anos iniciais o trabalho proporcionou para as pesquisadoras um maior conhecimento sobre a leitura e fez com convivêssemos de perto com o trabalho dos docentes e alunos. Foram utilizadas pra coletas de dados, pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, onde foi utilizados métodos de observação e questionários. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados alguns teóricos, como: Emília Ferreiro, Vygotsky, Ângela Kleimam, Magda Soares, Paulo freire dentre outros. Na pesquisa de campo foi primeiramente observa o local onde a pesquisa seria desenvolvida. O método de observação aconteceu de forma direta, onde foram feitos registros de acontecimentos ocorridos na sala de aula pelo professor, bem como as práticas utilizadas pelo professor, dando continuidade na pesquisa de campo foram aplicados questionários, onde, no qual, foram feitas questões abertas onde permitiu ao pesquisador dissertar sobre questões envolvidas em nossa pesquisa. O estudo aponta ainda que em decorrência das mais diversas formação a prática pedagógica vem mostrando resultados positivos a melhoria da leitura das crianças, mas, em decorrência da ausência da família esse desempenho ainda necessita de melhorias,o torna necessário uma reflexão sobre esta dificuldade como forma de contribuir a pratica da leitura.
Abstract: This research proposed as subject of study reflect on the importance of reading in the early years. And our intent was to contribute for teachers in the early years could become aware of their teaching, considering reading an essential tool in the learning process. That aimed to describe the methodology will contribute to the production of knowledge of teaching. This survey was conducted in E.M.E.F. Dr. Fábio Luz in the year 2014. Questionnaires were used for two (02) teachers in the early years the work provided to the researchers a better understanding of the reading and made close to live with the work of teachers and students. They were used for data collection, library research and field research, where observation and questionnaires methods was used. In the literature were used some theorists, as Emilia Ferreiro, Vygotsky, Angela Kleimam, Magda Soares, Paulo Freire and others. In the field research was first observed where the research would be developed. The method of observation took place directly, where they made records of events occurring in the classroom by the teacher and the practices used by the teacher, continuing on field research questionnaires were applied where, where, open questions were made which allowed researchers to speak about issues involved in our research. the study also shows that as a result of various training pedagogical practice has shown positive results in improving children reading, but, due to the absence of the family that performance still needs improvement, makes necessary a reflection on this difficulty as a way to contribute to the practice of reading.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/595
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental..pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons