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Title: Incentivo ao aprendizado a partir da interação aluno–pescador como prática pedagógica
Advisor: BOTELHO, Marcel do Nascimento
Authors: SILVA, Joseli Tavares
SANTOS, Valtelino Monteiro dos
Keywords: Pesca artesanal
Educação ambiental
Pluriatividade familiar
Impactos socioeconomicos - Pesca artesanal
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Pólo Bragança (PA)
Citation: SILVA, Joseli Tavares; SANTOS, Valtelino Monteiro dos. Incentivo ao aprendizado a partir da interação aluno–pescador como prática pedagógica. Orientador: Marcel do Nascimento Botelho. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2015.
Resumo: As múltiplas dimensões da pesca artesanal com os impactos ambientais causados na comunidade de Fernandes Belo estão relacionadas diretamente aos pescadores profissionais que desenvolvem a pluriatividade em outras funções devido os impactos ocasionados, representando uma fonte complementar de renda, bem como recursos federais: bolsa família, bolsa verde, seguro desemprego como suprimento familiar na época do defeso e, por isso, a escola e a sociedade devem refletir e encontrar alternativas para solucionar problemas referentes ao meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com uma turma de oitava série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Aldo Gonçalves Cruz, localizada na vila de Fernandes Belo, no município de Viseu, na região Nordeste do Estado do Pará. Visando esclarecer tal questão, este estudo tem o objetivo de identificar e analisar os principais impactos socioeconômicos percebidos pelos pescadores locais, em decorrência da má utilização do espaço natural. A metodologia utilizada consistiu do levantamento de dados primários por meio de observação, entrevista e questionário semiestruturados aplicados a uma amostra de dezesseis pescadores conduzindo os alunos na busca e construção do seu próprio conhecimento, possibilitando profundas reflexões sobre o meio ambiente e a atividade pesqueira, através da análise de aspectos didáticos e pedagógicos que se inserem nas ações que objetivam compartilhar responsabilidades no uso dos recursos pesqueiros da região bem como uma profunda reflexão das condições histórico-econômico-socioambiental que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais. Assim, verificou-se que os pescadores artesanais de Fernandes Belo possuem um extenso conhecimento sobre o meio natural, adquiridos através das gerações posteriores e também empiricamente, que são mantidos e adaptados às novas realidades, sem perder a essência tradicional. Os resultados obtidos foram transformados em tabelas para mostrar que o pescador artesanal percebeu diversas mudanças nas técnicas de pesca, com o aparecimento de novas tecnologias, a explosão populacional e o crescimento de pescadores amadores, ocasionando o atual estado de sobrepesca.
Abstract: The multiple dimensions of artisanal fisheries with the environmental impacts of the Belo Fernandes community are directly related to professional fishermen who develop pluriativity other functions because the impacts caused, representing an additional source of income, as well as federal resources: family purse, handbag green, unemployment insurance and family supply at the time of closure and, therefore, the school and society should reflect and find alternatives to solve problems related to the environment. The project was developed with a group of eighth grade, the Municipal Elementary School Aldo José Gonçalves Cruz, located in the village of Belo Fernandes in the city of Viseu, in the northeastern state of Pará. Aiming to clarify this issue, this study has order to identify and analyze the major socioeconomic impacts perceived by local fishermen as a result of misuse of the countryside. The methodology consisted of a survey of primary data through observation, semi-structured interview and questionnaire applied to a sample of sixteen fishermen leading the students in the pursuit and construction of their own knowledge, enabling profound reflections on the environment and the fishery through analysis of didactic and pedagogical aspects that fall in actions that aim to share responsibilities in the use of fishing resources in the region as well as a reflection of the deep historical, economic and environmental conditions that permeate social and cultural relations of the fisherfolk. Thus, it was found that artisanal fishermen Fernandes Belo possess an extensive knowledge of the natural environment, acquired through succeeding generations and also empirically, which are maintained and adapted to new realities without losing the traditional essence. The results obtained were transformed into tables to show that the traditional fishermen noticed several changes in fishing techniques, with the emergence of new technologies, population explosion and growth of amateur fishermen, causing the current state of overfishing.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/611
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