Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/614
Title: Escola e meio ambiente: a educação ambiental, nas séries iniciais do fundamental maior na Escola Raimundo Ribeiro Dias
Advisor: SANTOS, Mozart
Authors: NEVES, Edinaldo Almeida das
FERREIRA, Ismael José de Souza
Keywords: Educação ambiental
Escola - Ensino-Método
Ensino fundamental - Consciencia ambiental
Meio ambiente - Impactos
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Pólo Gurupá (PA)
Citation: NEVES, Edinaldo Almeida das; FERREIRA, Ismael José de Souza. Escola e meio ambiente: a educação ambiental, nas séries iniciais do fundamental maior na Escola Raimundo Ribeiro Dias. Orientador: Mozart Santos. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em CIências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: O presente estudo, ressaltamos que a Educação Ambiental, em especial nas séries iniciais do fundamental menor (6º e 7º) anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Ribeiro Dias que alerta sobre a preservação do meio natural, devido grandes acontecimentos como: terremotos, secas, enchentes, degelo das calotas, climas, doenças e etc. Preocupa-se por quer envolve de maneira significante a ação antrópica, que em parte é responsável dessas reações da natureza, levando a ameaçar todas as espécies de vida no planeta terra. Além de estimular a comunidade escolar a preservar o meio ambiente e adquirir hábitos saudáveis na sua vida cotidiana para não agredir de forma irracional o ambiente. Portanto os métodos utilizados para a análise dos dados e a pesquisa de campo foram realizados dentro das abordagens quantitativa e qualitativa por meio de instrumentos norteadores sugeridos como base fundamental da pesquisa, utilizando como suporte a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas para corpo técnico, professores e alunos da referida escola. Aprofundados nos conhecimentos científicos e bibliográficos, acrescidos dos dados coletados. O meio ambiente é fundamental para a continuação e manutenção das espécies no planeta. Com base nesse estudo mostra que o melhor a se fazer é educar as crianças desde cedo na família e principalmente na escola, para que futuramente possamos formar individuo que se preocupe com preservação do meio ambiente de maneira sustentável.
Abstract: The present study, we point out that the Environmental Education, especially in the initial series of the fundamental (6th and 7th) grades, in the Municipal School of Fundamental Teaching Raimundo Ribeiro Dias that alerts about the preservation of the natural environment, due to big events as: earthquakes, droughts, inundations, thaw of the caps, climates, diseases and etc. It’s worrying for involving in a significant way the anthropic action that partly is responsible for those reactions of the nature, taking to threaten all of the life species in the planet earth. Besides stimulating the school community to preserve the environment and to acquire healthy habits in its daily life for not attacking in an irrational way the environment. Therefore the methods used for the analysis of the data and the field research were made according to the quantitative and qualitative approaches through direction instruments suggested as fundamental base of the research, using as support the application of questionnaires with open and closed subjects for technical staff, teachers and students of the school mentioned above. Deepened in the scientific and bibliographical knowledge, more the collected data. The environment is fundamental for the continuation and maintenance of the species in the planet. This study shows that the best to do it is to educate the children early in the family and mainly in the school, so that in the future people can worry more about preservation of the environment in a maintainable way.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/614
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.