Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/624
Title: Evasão Escolar na EJA: um estudo sobre as dificuldades vivenciadas por jovens e adultos para a efetivação do processo ensino-aprendizagem.
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: BARBOSA, Maria Ivone
VILELA, Marilene do Socorro Coelho
Keywords: Evasão Escolar
Evasão escolar - EJA
Ensino e Aprendizagem - EJA
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: BARBOSA, Maria Ivone; VILELA, Marilene do Socorro Coelho. Evasão Escolar na EJA: um estudo sobre as dificuldades vivenciadas por jovens e adultos para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. 2015. 54 f. Orientadora: Vanessa Alcântara Cardoso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: Este estudo trata da evasão de alunos na modalidade da educação de jovens e adultos. Objetiva compreender alguns fatores intra e extra escolares que originam tal abandono escolar e identificar alternativas para lhe evitar. A investigação parte do problema levantado, em que sendo a educação direito do aluno e dever do Estado, conforme assegura a Constituição Federal de 1988, por que a evasão não é contida pelas instituições públicas de ensino? O estudo segue a pesquisa do tipo bibliográfica, realiza o registro disponível da literatura de autores preocupados em analisar processos de evasão, especialmente na modalidade da EJA. Foram usados livros e artigos acadêmicos dos quais foram realizadas leituras dos autores preocupados com a temática. E de onde foi possível sustentar a hipótese da necessidade de encontrar uma proposta motivadora, situada nas disciplinas integradas, aproveitando a bagagem de conhecimento de cada aluno, pois ele precisa se encontrar nos conteúdos propostos para que cada disciplina possa ser introduzida em sua necessidade diária e contribua com sua prática social, sendo este o papel da escola.
Abstract: This study addresses the dropout students in the form of education for young people and adults. Aims to understand some factors that cause such dropout and identify alternatives for you to avoid. The investigation of the problem raised, in which education is the student's right and duty of the state, as guaranteed by the Federal Constitution of 1988, for evasion that is not contained by public education? The study follows research literature type, keeps records available literature of authors that analyze evasion processes, especially in the form of adult education. We used books and scholarly articles of which were performed readings of authors concerned with the subject. And where could support the hypothesis of the need to find a proposal motivating , situated in the disciplines integrated , leveraging the baggage of knowledge of each student , as it needs to meet the proposed content for each discipline can be introduced into your daily requirement and contribute to their social practice , which is the role of the school .
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/624
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons