Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Title: | Educação ambiental: Uma análise sobre a falta de conscientização ambiental do 4º e 5º ano na escola municipal de ensino fundamental Freire de Noronha no Município de Santo Antônio do Tauá/Pa |
Advisor: | OLIVEIRA, Igor Silva |
Authors: | SANTOS, Aurora Barbosa dos EPAMINONDAS, Carla Suelem Sousa |
Keywords: | Meio ambiente Educação ambiental Ensino aprendizagem - conscientização |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SANTOS, Aurora Barbosa dos; EPAMINONDAS, Carla Suelem Sousa. Educação ambiental: Uma análise sobre a falta de conscientização ambiental do 4º e 5º ano na escola municipal de ensino fundamental Freire de Noronha no Município de Santo Antônio do Tauá/Pa. Orientador: Igor Silva Oliveira. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antonio do Tauá, PA, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar as formas de trabalho dos educadores com relação à problemática ambiental e o nível de comprometimento e de conscientização ambiental dos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Freire de Noronha, situada na Vila dos Remédios, no meio rural de Santo Antônio do Tauá – PA, além de perceber os desafios e dificuldades encontrados para a prática da Educação Ambiental em sua relação com a comunidade escolar. Para sua abordagem, o presente trabalho optou por usar a pesquisa qualitativa e escolheu-se o questionário como técnica de coleta de dados para o estudo de caso. Diante dos resultados obtidos pôde-se concluir que a Educação Ambiental na escola não está ocorrendo de forma plena, pois não há uma visão interdisciplinar e os conteúdos ainda são trabalhados de forma fragmentada e desarticulada e em atividades pontuais como semana do meio ambiente e o dia da árvore e que não trazem os efeitos de um trabalho mais efetivo e contínuo, com conscientização e reflexão sobre mudança de comportamento. Verificou-se também que existe a necessidade de aprimoramento dos docentes a respeito do tema, além de melhores condições de trabalho para a realização de suas atividades de uma maneira mais eficaz e com melhores benefícios. |
Abstract: | This research aims to verify and analyze the forms of work of educators in relation to the environmental concerning in the school and its surroundings, the level of commitment and environmental awareness of 4th and 5th grade students of Elementary School “Freire de Noronha”, located at Vila dos Remédios, in the Rural District of Santo Antônio do Tauá - PA, and also perceive the challenges and difficulties encountered for the practice of Environmental Education in its relationship with the school community. For its approach, the present study chose to use the qualitative research and the questionnaire was chosen as technique of data collection. In view of the results obtained it was possible to conclude that the Environmental Education in the School is not occurring fully, since there is no interdisciplinary view and the contents are still worked in a fragmented and disjointed form and in specific activities and that do not bring the achievements that work more effective and continuous, with awareness and reflection on behavior change. It was also verified that there is a need for improvement of the teachers on the subject, as well as better working conditions to carry out their activities in a more effective and with better benefits. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/632 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License