Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/633
Title: Redes sociais, mídias sociais e influenciadores digitais
Advisor: CABRAL, Daniel Barbosa
Authors: BEZERRA, Luiza Karine Oliveira
NOGUEIRA, Marcos Paulo Luz
Keywords: Marketing digital
Consumidores online
Mídias sociais
Influenciadores digitais
Issue Date: 2019-02-13
Publisher: UFRA
Citation: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - 2019. 47f. Universidade Federal Rural da Amazônia, Parauapebas, 2019.
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação promoveram mudanças na sociedade, iniciando uma era de crescimento e disseminação de conteúdo. Com a facilidade de acesso à internet e a expansão das redes e mídias sociais, a procura pelas marcas se popularizou e os mecanismos de busca cresceram e se sofisticaram. Nesse cenário, o marketing digital se tornou primordial para a competitividade entre as empresas e alguns indivíduos passaram a se destacar pela influência que exercem em determinados nichos, sendo denominados influenciadores digitais. Com base nesse contexto, foi realizada uma pesquisa com 479 internautas e consumidores da cidade de Parauapebas-PA, por meio de um questionário eletrônico, com o objetivo de compreender os impactos das redes sociais, mídias sociais e influenciadores digitais na decisão do consumidor. Para alcançar os resultados propostos neste trabalho foi utilizado o método de análise quantitativa e estatística descritiva. Após a análise dos resultados, compreende-se que as redes sociais, mídias sociais e os influenciadores digitais são instrumentos eficazes de marketing digital, pois estes são capazes de influenciar expressivamente a decisão dos consumidores. Com base nisso, sugere-se que as empresas e aos influenciadores digitais interessados na otimização de marketing digital utilizem os resultados deste trabalho como base de informação para atuar de maneira mais assertiva e direcionada ao consumidor.
Abstract: The development of communication and information technologies promoted changes in society, initiating an era of growth and dissemination of content. With the ease of access to the internet and the expansion of social networks and media, search for brands became popular and search engines grew and became more sophisticated. In this scenario, digital marketing became paramount for the competitiveness between companies and some individuals started to stand out for their influence in certain niches, being denominated digital influencers. Based on this context, a survey was conducted with 479 internet users and consumers in the city of Parauapebas-PA, through an electronic questionnaire, with the objective of understanding the impacts of social networks, social media and digital influencers on consumer decision-making. To reach the proposed results in this work was used the method of quantitative analysis and descriptive statistics. After analyzing the results, it is understood that social networks, social media and digital influencers are effective tools of digital marketing, since they are capable of expressively influencing consumers' decisions. Based on this, it is suggested that companies and digital influencers interested in the optimization of digital marketing use the results of this work as an information base to act in a more assertive and directed to the consumer.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/633
Appears in Collections:TCC - Parauapebas - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REDES SOCIAIS E MIDIAS SOCIAIS.pdf860,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons