Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/660
Title: | Google Drive: um recurso à prática pedagógica |
Advisor: | SOUZA, Allan Crasso Naia de |
Authors: | SILVA, John Lennon Oliveira da MARTINS, Maria Aparecida Cordeiro CARVALHO, Ulisses Marçal de |
Keywords: | Google Drive - Ferramenta técnológica - Educação Tecnologias educacionais Educação tecnologica Prática pedagógica - Tecnologias educacionais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém (PA) |
Citation: | SILVA, John Lennon Oliveira da; MARTINS, Maria Aparecida Cordeiro ; CARVALHO, Ulisses Marçal de. Google Drive: um recurso à prática pedagógica. Orientador: Allan Crasso Naia de Souza. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso relata o uso, por meio de oficinas, da ferramenta disponibilizada pelo Google – O Google Drive®, do “pacote Google” como alternativa à prática pedagógica, de 42 professores da rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Pará, situadas em regiões geograficamente distantes, uma na região metropolitana de Belém e outra na região Oeste da Ilha de Marajó, 21 docentes do Colégio Estadual Prof.ª Isabel Amazonas, localizada na cidade de Ananindeua, região metropolitana da grande Belém – PA e 21 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Prudência Borges de Menezes, situada no Município de Anajás – PA. As oficinas, oportunamente trabalhadas, por meio de recursos oferecidos pelo Google – O Google Drive ®, utilizando o recurso de formulários, Editor de texto, Planilhas e Apresentação, foram desenvolvidas com atividades que orientassem nos conceitos trabalhados em sala de aulas pelos professores, apresentando aos mesmos, uma perspectiva de uso de situações que permitissem a seus educandos, vivenciar situações que os desafiassem, assim como, de apresentar recursos tecnológicos, tornando suas aulas mais motivadoras e dinâmicas. Os resultados apontam para uma boa receptividade dos professores em relação aos recursos utilizados e aos conteúdos trabalhados, compreendendo melhor a aplicação desses estudos em situações de uso cotidiano. Assim, este trabalho tem por princípio unir teoria e prática em ambientes virtuais e colaborativos que propicie a todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem uma adequada utilização de tais espaços e recursos de ferramentas tecnológicas como facilitadora na educação. |
Abstract: | This work reports the completion of ongoing use, through workshops, the tool provided by Google - Google Drive ®, the "Google Pack" as an alternative to the pedagogical practice of teachers from 42 public schools and the Municipal State of Pará, located in geographically distant regions, the metropolitan region of Belém and the other in the west of the island of Marajó, 21 teachers of the State College Prof. Isabel Amazonas, located in Ananindeua, metropolitan region of Belém great -. PA., and 21 of the Municipal Elementary School Prof. Prudence Borges de Menezes, located in the Municipality of Anajás - PA. The workshops, appropriately worked through the resources offered by Google - Google Drive ®, using the forms feature, Text Editor, Spreadsheets and Presentation are designed with activities that provide orientation in the concepts learned in the class room teachers, presenting to them, the prospect of using situations that allow your learners, experiencing situations that challenge them, and to present technological resources, making their classes more motivating and dynamic. The results show a good response from teachers in relation to the resources used and the contents worked better understanding the application of these studies in situations of everyday use. This work is beginning to unite theory and practice in virtual and collaborative environments conducive to everyone involved in the teaching / learning proper use of such facilities and resources as a facilitator of technological tools in education. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/660 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Google Drive-um recurso à pràtica pedagógica.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License