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Title: A aplicabilidade do suíte de software gcompris como ferramenta educacional facilitadora na Educação de Jovens e Adultos(EJA)
Advisor: KHALED, Jean Barros
Authors: SILVA, Tiago Macedo Costa da
Keywords: Software educacional - Gcompris
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação tecnologica
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's)
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SILVA, Tiago Macedo Costa da. A aplicabilidade do suíte de software gcompris como ferramenta educacional facilitadora na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Orientador: Jean Barros Khaled. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2014.
Resumo: Com o uso das TIC no ambiente escolar, é importante perceber a presença significativa deles na sala de aula, principalmente aos alunos que pertencem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade esta que sofre algumas rejeições perante os educandos das séries do ensino fundamental regular. Sobretudo, eles têm uma capacidade interessante em relação à absorção do conhecimento, porém gradativa em relação ao uso do computador no ambiente escolar. O governo tem o dever, principalmente no fator social, de que sempre os incluam na era digital e que isso não fique somente no papel, mas que os professores desfrutem da tecnologia e proponham melhorias no ensino, que ainda é deficitário. Assim, esse trabalho visa inserir mais uma ferramenta tecnologia, um software chamado GCOMPRIS, para desenvolver habilidades e competências nas disciplinas que ainda são as grandes “vilãs” da educação básica, como Português e Matemática, além das disciplinas de Geografia, Ciências e Artes, que compõem essa interatividade junto ao programa, e através dele, facilitar o entendimento e a busca do conhecimento, diante das dificuldades existentes conforme as relações sociais e educacionais. Esse software foi um grande desafio, pois ele é voltado para o ensino infantil, conforme as suas orientações, mas, como existem atividades voltadas ao raciocínio lógico, alfabetização, leitura e escrita, ele merece uma análise bastante significativa, e como houve, para dar suporte e tornar a aula mais interativa com os recursos tecnológicos. Sentiu-se ainda a necessidade de avaliar o desempenho dos alunos, tanto os que possuem o laboratório de informática na escola, quanto os que não possuem. É nesse sentido que o trabalho irá mostrar, ao longo dos capítulos, as inferências e os questionamentos para que seja “forçado” a inclusão do mesmo na educação básica.
Abstract: With the use of ICT in the school environment, it is important to realize the significant presence of them in the classroom, especially for students that Education for Youth and Adults (EJA), this modality suffering some rejections before the students of the elementary school series belong regular. Above all, they have an interesting ability in relation to the absorption of knowledge, but gradually in relation to computer use in the school environment. The government has a duty, especially in the social factor, that always include them in the digital age and that it does not stay only on paper, but that teachers enjoy technology and propose improvements in education, which is still lacking. Thus, this work is to insert another tool technology, software called GCOMPRIS, to develop skills and expertise in the subjects they are still the big “villains “of basic education, such as Portuguese and Mathematics, plus the disciplines of Geography, Sciences and Arts, constituting the interactivity with the program, and through it, to facilitate the understanding and pursuit of knowledge in the face of difficulties as social and educational relations. This software was a big challenge because it is targeted to early childhood education, according to their guidelines, but as there are activities aimed at logical reasoning, literacy, reading and writing, he deserves a very significant analysis, and as there was to give support and make the class more interactive with the technological resources. Still felt the need to assess the performance of students, both those who have the computer lab at school, and those who do not. It is in this sense that the work will show, throughout the chapters, questions and inferences to be "forced “to include the same in basic education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/667
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