Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/674
Title: O processo de alfabetização e letramento na turma de 1 º ano do ensino fundamental na escola municipal de ensino infantil e fundamental Casulo “Nilma Assad”
Advisor: PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa
Authors: SILVA, Maria de Nazaré Borges da
NOGUEIRA, Waldirene Bernardo
Keywords: Alfabetização - Crianças
Letramento - Crianças
Professores - Práticas pedagógicas
Pratica da leitura - Crianças
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SILVA, Maria de Nazaré Borges da; NOGUEIRA, Waldirene Bernardo. O processo de alfabetização e letramento na turma de 1 º ano do ensino fundamental na escola municipal de ensino infantil e fundamental Casulo “Nilma Assad”. Orientador: Telma Nazaré de Sousa Pereira. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de leitura e escrita no 1º ano do Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas da professora nesta turma na Escola “Nilma Assad”, para o processo do Letramento e Alfabetização das crianças. A metodologia utilizada tem como alicerce a realização de uma pesquisa bibliográfica e de campo através de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 06 professores que atuam no ensino fundamental da Escola “Nilma Assad”, no Município de Bonito-Pará. Os autores que contribuíram com a construção da pesquisa foram Soares (1998 e 2004), Emília Ferreiro (1981), Ana Teberosky (1999), Freire (1983) entre outros autores. Os resultados da investigação possibilitam compreender o processo de leitura e escrita e as práticas pedagógicas dos professores. Concluímos através da questão problema como são mediadas as práticas pedagógicas dentro do processo de alfabetização e letramento pelas crianças do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Casulo “Nilma Assad”, considerando que as crianças são incentivadas a ler a partir de textos variados, jogos educativos, livro didático, estas atividades aprimoram sua formação critica e articulam meios que facilitem a busca pela leitura prazerosa, pois acompanhamos variados materiais utilizados pelas professoras, para possibilitar o interesse dos alunos, a consciência critica e o avanço nos processos de alfabetização e do letramento.
Abstract: This research aims to analyze the reading and writing process in the first year of elementary school and the pedagogical practices of the teacher in this class at the "Nilma Assad" School, for the process of Literacy and Literacy of children. The methodology used has as foundation the realization of a bibliographical and field research through a qualitative and quantitative approach. The subjects of the research were 06 teachers who work in the elementary school of the "Nilma Assad" School, in the Municipality of Bonito-Pará. The authors who contributed to the construction of the research were Soares (1998 and 2004), Emília Ferreiro (1981), Ana Teberosky (1999), Freire (1983) among other authors. The results of the research make it possible to understand the process of reading and writing and the pedagogical practices of teachers. We conclude through the problem question how the pedagogical practices are mediated within the process of literacy and literacy by the children of the 1st year of the Municipal School of Infant and Elementary Education "Nilma Assad", considering that children are encouraged to read from varied texts , Educational games, textbooks, these activities improve their critical training and articulate means to facilitate the search for pleasant reading, since we accompany varied materials used by the teacher, to enable students' interest, critical awareness and progress in literacy processes and Of literacy.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/674
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons