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Title: Educação ambiental: um estudo acerca dos desafios do processo de sensibilização ambiental no contexto escolar
Advisor: PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa
Authors: MARTINS, Antonia Sirlene dos Santos
LAMEIRA, Antonia Zilene Rodrigues
Keywords: Educação ambiental
Meio ambiente - Estudo e ensino
Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: MARTINS, Antonia Sirlene dos Santos; LAMEIRA, Antonia Zilene Rodrigues. Educação ambiental: um estudo acerca dos desafios do processo de sensibilização ambiental no contexto escolar. Orientador: Telma Nazaré de Sousa Pereira. 2015 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015.
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa investigar o papel da escola frente aos desafios do processo de sensibilização para a Educação Ambiental. Considerou-se que as necessidades de consumo exigidas pela sociedade urbano-industrial, modificam os costumes das pessoas e as relações destas com a natureza. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo a partir de observações na Escola Estadual Professora Terezinha Bezerra Siqueira onde foram aplicados questionários e entrevistas para os sujeitos da pesquisa, sendo: (6) seis professores do 5º Ano do Ensino Fundamental e (2) dois Coordenadores. Para esse estudo foram utilizados gráficos com amostras quantitativas e qualitativas de perguntas realizadas com os professores e coordenadores. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental vem se desenvolvendo a passos lentos, não só na escola, como fora dela. No caso da escola percebeu-se que professores e coordenadores tem tido a prática da discussão ou até algumas atividades mais específicas, mas que ficam distante do que realmente é necessário para sensibilizar a comunidade escolar. Concluiu-se que a escola precisa compreender que a Educação Ambiental é transversal e, também, que vai além das salas de aulas e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. A instituição de ensino precisa sugerir ao educando e, até, aos educadores a prática para transformar a sociedade em que vivemos com dignidade para ter como resposta um futuro melhor. É preciso despertar a consciência da humanidade para garantir às gerações futuras no mínimo o capital natural dos dias atuais.
Abstract: The objective objective of this research was to investigate the role of schools meet the challenges of sensitization process for Environmental Education. It was felt that the consumption needs required by the urban-industrial society, change the habits of people and their relations with nature. The method used was the bibliographical research with field research from observations in the State School Professor Terezinha Bezerra Siqueira which were questionnaires and interviews for the research subjects, as follows: (6) six teachers from the 5th year of elementary school and (2) two coordinators. For this study were used graphics with quantitative and qualitative sample questions made with teachers and coordinators. The results showed that environmental education has been developing at a slow pace, not only in school and beyond. If the school was realized that teachers and coordinators has been the practice of discussion or even some more specific activities, but they are far from what is really needed to sensitize the school community. It was concluded that the school needs to understand that environmental education is transversal and also that goes beyond the classrooms and the National Curriculum Parameters - PCNs. The school needs to suggest to the student and even educators practice to transform the society we live with dignity to have to answer a better future. It is necessary to awaken the consciousness of humanity to ensure future generations at least the natural capital of the present day.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/692
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