Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/702
Title: Alfabetização e letramento: uma análise das dificuldades de aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola Professor José Amil de Almeida Alho
Advisor: SILVA, Maria Flaviana do Couto da
Authors: RODRIGUES, Rosiane Gonçalves
RAMOS, Rozinaldo Farias
Keywords: Alfabetização - Práticas pedagógicas
Dificuldade de aprendizagem - Crianças
Formação de professores
Letramento - Alunos
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: RODRIGUES, Rosiane Gonçalves; RAMOS, Rozinaldo Farias. Alfabetização e letramento: uma análise das dificuldades de aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola Professor José Amil de Almeida Alho. Orientador: Maria Flaviana do Couto da Silva. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: Objetivou-se com este estudo Conhecer a formação dos professores alfabetizadores que atuam nas séries iniciais, especificamente do 3 ° ano da escola Professor José Amil de Almeida Alho, as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento, suas dificuldades nesse processo e as principais dificuldades de aprendizagem demonstradas pelos alunos. Tivemos como embasamento teórico os autores: Batista, Carvalho, Oliveira, Soares e outros os quais foram fundamentais para subsidiar esta pesquisa para tal foi realizada uma pesquisa adotando os métodos descritivos e interpretativos a partir de aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas aplicados a gestora da escola professores e pais de alunos foram obtidos consideráveis informações que permitiram a análise e compreensão da temática em questão. Verificou-se que As principais dificuldades dos alunos e professores no processo de alfabetização e letramento são as mais relevantes entre elas destaca-se: práticas metodológicas, heterogeneidades dos conhecimentos dos alunos, turmas multisseriadas, etc. Concluiu-se que estamos longe de sermos excelência em educação, que estamos distantes de acabar com alto números de crianças que chegam ao 3 º ano não alfabetizados e letrados, pois a questão não envolve somente as práticas metodológicas ,mas também um contexto social onde muitos pais não são alfabetizados, onde escolas não oferecem condições adequada para se exercer a docência, onde os alunos chegam desmotivados para aulas.
Abstract: The objective of this study Knowing the training of literacy teachers who work in the early grades, specifically the 3rd year of school Professor José Amil de Almeida Garlic, the methodologies used in literacy and literacy process, their difficulties in this process and the main difficulties learning demonstrated by students. We had as theoretical basis authors: Batista, Carvalho, Oliveira Soares and others which were crucial to support this search for such a survey was conducted by adopting the descriptive and interpretative methods from questionnaires applications with objective and subjective questions applied to management school teachers and parents were obtained considerable information that allowed the analysis and understanding of the subject in question. It was found that The main difficulties of students and teachers in literacy and literacy process are the most important among them stands out: methodological practices, heterogeneity of pupil attainment, multigrade classes, etc. It was concluded that we are far from excellence in education, we are far from over with high numbers of children coming into the 3rd year illiterate and literate, because the issue involves not only the methodological practices, but also a social context where many parents They are illiterate, where schools do not provide adequate conditions to exercise teaching, where students come to school unmotivated.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/702
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons