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Title: O processo de avaliação da aprendizagem: descritores das práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
Advisor: SANTOS, Rosenilde Fonseca
Authors: JORGE, Ivana Clélia Bahia
PACHECO, Maria das Graças
Keywords: Aprendizagem - Avaliação
Educação primária
Professores - Práticas pedagógicas
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: JORGE, Ivana Clélia Bahia; PACHECO, Maria das Graças. O processo de avaliação da aprendizagem: descritores das práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Rosenilde Fonseca Santos. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: Este estudo denominado O Processo de Avaliação da Aprendizagem: Descritores das Práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental constitui uma reflexão sobre as práticas de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Resulta de uma pesquisa de caráter bibliográfico relativo ao tema, onde o referencial teórico adotado permitiu a análise das dificuldades e discrepâncias que permeiam o binômio teoria e prática referente às práticas avaliativas, destacando o significado da educação que exerce um papel importante no modo de compreender o homem, como um ser que está inserido dentro de um processo histórico-cultural, com uma variedade de implicações sociais. Desta forma o estudo realiza uma abordagem qualitativa do tema, destacando as contradições existentes no cotidiano das práticas avaliativas. A análise destaca a compreensão dos professores quanto à avaliação e como esta tem dificultado a ação educativa na prática, ocasionando o fracasso escolar dos alunos. A pesquisa concluiu ser necessária a tomada de decisão com consciência dessas dicotomias, para que a prática avaliativa não reproduza inconscientemente o autoritarismo que contestam o seu discurso teórico. Neste sentido, avaliar é um processo planejado com informações para compreensão a tomada de decisões, que visem melhorar a qualidade do que se avalia e instruir o aluno envolvido neste processo.
Abstract: This called study The Process of Evaluation of the Learning: Describers of the Practical ones in the Initial Years of Basic Ensign constitute a reflection on the practical ones of evaluation of the learning in the initial years of Basic Ensign. It results of a research of relative bibliographical character to the subject, where the adopted theoretical referential allowed to the analysis of the difficulties and discrepancies that preemie the binomial referring practical theory and to the practical evaluative, detaching the meaning of the education that a paper important in the way exerts to understand the man, as a being who is inserted inside of a description-cultural process, with a variety of social implications. In such a way the study it carries through a qualitative boarding of the subject, detaching the existing contradictions in the daily one of the practical evaluative. The analysis detaches the understanding of the professors how much to the evaluation and as this has made it difficult the educative action in the practical one, causing the failure pertaining to school of the pupils. The research concluded to be necessary the taking of decision with conscience of these dichotomies, so that the practical evaluative does not reproduce the authoritarianism unconsciously that contest its theoretical speech. In this direction, to evaluate is a process planned with information for understanding the taking of decisions, that they aim at to improve the quality of what it is evaluated and to instruct the involved pupil in this process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/705
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