Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Title: As dificuldades do professor no processo de leitura e escrita: um estudo da alfabetização e letramento no 3 º 9 ano do ensino fundamental.
Advisor: PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa
Authors: FERREIRA, Aida Silva
SOUSA, Rosineide Sousa de
Keywords: Alfabetização - Práticas pedagógicas
Letramento - Prática pedagógica
Aquisição da leitura
Professores - Práticas pedagógicas
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/ Campus Belém (PA)
Citation: FERREIRA, Aida Silva; SOUSA, Rosineide Sousa de. As dificuldades do professor no processo de leitura e escrita: um estudo da alfabetização e letramento no 3 º 9 ano do ensino fundamental. Orientador: Telma Nazaré de Sousa Pereira. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: Este estudo tem o objetivo analisar as dificuldades do professor no processo de leitura e escrita no estudo da alfabetização e letramento para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa interpretativa, onde foi aplicado questionário com perguntas abertas e fechadas, para quatro professores, sendo que dois são da E.M.E.F Serafim Pinto Cardoso e dois da E.M.E.F Luzia Viana Prata. As duas escolas estão situadas no Estado do Pará em municípios diferentes. Verificou-se a partir dos dados coletados, que os professores precisam rever os métodos utilizados para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos, pois as dificuldades encontradas são: a falta do material didático que não são repassados aos professores como deveria ser, a falta de incentivo da família na educação dos filhos é um dos motivos que contribui para o mau desenvolvimento no ensino e aprendizagem do aluno para uma alfabetização e letramento adequado. Concluiu-se que os professores são conscientes que nem todos os alunos conseguem sair para um novo ano alfabetizado e dominando o letramento como o sistema pede, por isso é certo que precisa-se encontrar métodos adequados, como que partindo do conhecimento prévio que o aluno traz de sua realidade, para dá início no processo de ensino da leitura para depois partir para uma escrita estimulada pelas práticas e experiências do professor para que o aluno obtenha uma alfabetização significativa, uma boa escrita e uma excelente leitura, interpretar o que lê, ou seja se concretize o letramento.
Abstract: This study aims to analyze the difficulties of the teacher in the process of reading and writing in the teaching of literacy and literacy teaching for students of the third year of Elementary Education of nine years. The methodology used was the bibliographical and field research with a qualitative interpretive approach, where a questionnaire was applied with open and closed questions, for four teachers, two of which are from municipal school S.P.C. and two are from the Municipal School L.V.P. Located in the state of Pará. It was verified from the collected data that teachers need to review the methods used to work the students reading and writing, because the difficulties found are: lack of didactic material that is not passed on to teachers . The lack of family encouragement in the education of children. It was concluded that teachers are aware that not all students are able to leave for a new literate year and mastering the literacy as the system asks, it is certain that it is necessary to find suitable methods that favor the process of teaching and learning of literacy and the Literacy as starting from the previous knowledge that the student brings from his reality, to begin in the process of teaching reading and then to start writing stimulated by the teacher's practices and experiences so that the student obtains meaningful literacy, good writing and An excellent reading, to interpret what he reads, that is to say, his literacy.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/709
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons