Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/711
Title: | O ciclo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos: Dificuldades e possibilidades na aprendizagem da leitura |
Advisor: | CARDOSO, Vanessa Alcântara |
Authors: | GOMES, Alfredo Pinheiro PALHETA, Benedita do Socorro Correa Pimentel |
Keywords: | Alfabetização - Método Educação primária Alfabetização - Práticas pedagógicas Letramento - Alunos |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá (PA) |
Citation: | GOMES, Alfredo Pinheiro; PALHETA, Benedita do Socorro Correa Pimentel. O ciclo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos: Dificuldades e possibilidades na aprendizagem da leitura. Orientador: Vanessa Alcântara Cardoso. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | O estudo denominado O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: Dificuldades e Possibilidades na Aprendizagem da Leitura faz uma retrospectiva conceitual do significado do processo de alfabetização enquanto etapa inicial dos nos iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos tendo com referência descritiva de análise, uma pesquisa bibliográfica, com destaque as contribuições de Ferreiro e Teberosky. A pesquisa biográfica constitui a natureza metodológica de abordagem do tema. A revisão parte do pressuposto da existência de dificuldades a serem enfrentadas e superadas pelos profissionais que atuam no processo de aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita. A revisão da literatura pertinente ao tema permite uma reflexão do binômio teoria e prática que permeia as práticas pedagógicas que caracterizam a lógica conceitual do princípio do letramento no processo de alfabetização. O estudo concluiu que há dicotomias e discrepâncias referentes à noção do letramento; o que requer um novo ordenamento do processo de formação de professores para os Anos Iniciais. O que conseqüentemente melhoraria as práticas já instituídas e preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. |
Abstract: | The called study the CYCLE OF ALFABETIZAÇÃO IN THE BASIC EDUCATION OF NINE YEARS: Difficulties and Possibilities in the Learning of the Reading make a conceptual retrospect of the meaning of the alfabetização process while initial stage of the ones in the initials of Basic Education of Nine Years having by referring descriptive of analysis, one search bibliographical, with prominence the contributions of Ferreiro and Teberosky. The biographical research constitutes the metodológica nature of boarding of the subject. The revision has left of the estimated one of the existence of difficulties to be faced and surpassed for the professionals who act in the process of acquisition of the learning of the reading and the writing. The revision of pertinent literature to the subject allows to a reflection of the binomial permeia theory and practical that practical the pedagogical ones that characterizes the conceptual logic of the beginning of the letramento in the alfabetização process. The study it concluded that it has referring dichotomies and discrepancies to the notion of the letramento; what it requires a new order of the process of formation of professors for the Initial Years. What consequently it would improve the practical ones already instituted and praised in the National Curricular Lines of direction. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/711 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ciclo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos- dificuldades e possibilidades na aprendizagem da leitura.pdf | 321,32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License