Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/712
Title: | O papel dos jogos de computadores como práticas pedagógicas |
Advisor: | FERNANDES, Jamir Alexandre Ferreira |
Authors: | BRITO, Jarde Santos de Oliveira VIDAL, Leudiana Cardoso |
Keywords: | Jogos educativos e Aprendizagem Tecnologias educacionais Jogos educativos computadorizados Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA) |
Citation: | BRITO, Jarde Santos de Oliveira; VIDAL, Leudiana Cardoso. O papel dos jogos de computadores como práticas pedagógicas. Orientador: Jamir Alexandre Ferreira Fernandes. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2017. |
Resumo: | A utilização de recursos informatizados pode potencializar o desenvolvimento de diversas competências, possibilitando um novo modo de relacionamento entre aluno e professor, pois o processo de desenvolvimento atende aos vários interesses individuais e coletivos. Resta, portanto, ao educador descobrir alternativas que colaborem para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, e que o conduzem não só ao conhecimento cognitivo, mas a um conhecimento do seu ser como um todo. O objetivo deste trabalho é fazer uma explanação sobre a aplicação dos jogos educativos com o auxílio de tecnologias computacionais, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências, integrando-os como peças-chave no processo de ensino aprendizagem. Ao término de nossa pesquisa constatamos que os jogos educacionais computadorizados como ferramentas pedagógicas tiveram de forma significativa seu papel na alfabetização dos alunos de 3 º ano da escola municipal de ensino fundamental Maria Pereira Freire localizada na cidade de Ipixuna do Pará nordeste paraense. |
Abstract: | The use of computerized resources Empower the development of various skills and the ability to individually promote a better relationship. It is, however, for the educator to discover methodologies that fit the development of the student in his / her learning process. The purpose of this paper is to discover an influence that educational games that work the literacy on the process of literacy of students. Explanations of the history of text games on the various types of games. At the end of our research, the results were as follows: computerized educational tools as pedagogical tools have a very important role in the literacy of 3rd year students of municipal school Maria Pereira Freire located in the city of Ipixuna do Pará. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/712 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O papel dos jogos de computadores como práticas pedagógicas.pdf | 703,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License