Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713
Title: | Broffice.org impress: uma pesquisa exploratória na E.M.E.I.E.F. Rafael Gomes- Benevides- PA |
Advisor: | SILVA, João Roberto Rosa e |
Authors: | SENA, Kelen Leitão SOUZA, Lidiane Silva de |
Keywords: | Recursos computacionais - Ferramentas de ensino Tecnologias educacionais Professores - Práticas pedagógicas Linux Educacional |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Pólo Benevides (PA) |
Citation: | SENA, Kelen Leitão; SOUZA, Lidiane Silva de. Broffice.org impress: uma pesquisa exploratória na E.M.E.I.E.F. Rafael Gomes- Benevides- PA. Orientador: João Roberto Rosa e Silva. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Benevides, PA, 2016. |
Resumo: | A partir da necessidade de entender as dificuldades dos professores utilizarem o computador como ferramenta de aprendizagem, bem como os softwares nele disponíveis, para compreender o distanciamento entre os professores e os recursos tecnológicos, objetivou-se entender o que distancia alguns professores da sala de informática e do uso do computador, porque não criam propostas de aula com base em softwares disponíveis nos mesmos e os níveis de dificuldades dos professores para o uso das ferramentas do Linux Educacional, além de propor atividades de ensino envolvendo os recursos disponíveis no computador. Para atingir os objetivos propostos foram aplicados questionários aos professores com o intuito de verificar a frequência de uso da sala de informática da escola Rafael Gomes e as atividades que são realizadas com uso dos recursos computacionais em suas práticas pedagógicas. A hipótese é que os professores necessitam conhecer melhor como se usa o computador e seus programas e de que forma podem potencializar estas ferramentas em sua prática pedagógica. Metodologicamente os dados coletados foram tabulados e analisados para que se entendesse o que distancia os professores das tecnologias disponíveis na escola, principalmente do computador. Além dos dados coletados foram selecionados referenciais bibliográficos para dar suporte às discussões sobre o uso das tecnologias na escola. Finalmente, a partir de oficinas realizadas em 2013 na escola, os professores foram oportunizados de conhecer melhor os recursos computacionais e a conhecer aplicativo BrOffice.org Impress, disponível no sistema operacional Linux Educacional. Com base na coleta de dados foi possível identificar que os professores conhecem razoavelmente as ferramentas de produtividade do Linux Educacional e que sentem necessidade de inserir, com base nos recursos tecnológicos disponíveis na escola, novas metodologias de ensino. |
Abstract: | From the need to understand the difficulties of teachers to use the computer as a learning tool as well as the software it available to understand the gap between teachers and technological resources, aimed to understand how far some computer room teachers and computer use, why not create class proposals based on the same software available and teachers of difficulty levels for the use of Linux Educational tools, in addition to proposing educational activities involving the resources available on the computer. To achieve the proposed objectives were applied questionnaires to teachers in order to check the computer room of the use of school attendance Rafael Gomes and activities that are carried out with use of computing resources in their teaching practices. The hypothesis is that teachers need to know best how to use the computer and its programs and how they can leverage these tools in their teaching. Methodologically the data collected were tabulated and analyzed so that they understand what distance the teachers of the technologies available at the school, especially the computer. In addition to the data collected were selected bibliographic references to support discussions on the use of technology in school. Finally, from workshops held in 2013 in school, teachers were oportunizados to better understand computational resources and know BrOffice.org Impress application, available on Linux Educational operating system. Based on data collection it was identified that teachers know fairly the Linux Educational productivity tools and they feel need to enter based on the technological resources available at school, new teaching methodologies. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/713 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Broffice.org impress- uma pesquisa exploratória na E.M.E.I.E.F. Rafael Gomes- Benevides- PA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License