Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/718
Title: | O uso do software gcompris com alunos de 1 º e 2 º anos do ensino fundamental Rafael Fernandes Gomes - Benevides-PA |
Advisor: | PANTOJA, Breno Ramos |
Authors: | SAMPAIO, Ana Cristina da Rosa BRITO, Simone Nascimento |
Keywords: | Software educacional - Gcompris Tecnologias educacionais Escolas públicas - Informatização Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Benevides (PA) |
Citation: | SAMPAIO, Ana Cristina da Rosa; BRITO, Simone Nascimento. O uso do software gcompris com alunos de 1 º e 2 º anos do ensino fundamental Rafael Fernandes Gomes - Benevides-PA. Orientador: Breno Ramos Pantoja. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Benevides, PA, 2015. |
Resumo: | O crescente interesse pelas tecnologias tem levado a escola, sobretudo os educadores, a repensar a sua prática pedagógica. Já não é possível se fechar ao mundo em transformação. O estudo, hora apresentado, tem como tema “O uso do software GCOMPRIS com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental Rafael Fernandes Gomes – Benevides/PA”. O interesse pelo tema partiu das indagações sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos deste nível de ensino e da necessidade de analisar e discutir a educação na EMEIEF Rafael Fernandes Gomes intermediada pelas novas tecnologias. Já foi feito, por meio do estudo sobre o uso das tecnologias na escola, analisar o potencial pedagógico de softwares disponível nos computadores, sobretudo o GCOMPRIS, e suas possibilidades de uso processo de letramento de alunos de 1º e 2º anos. Metodologicamente esta pesquisa se assentou em pesquisa de campo que envolveu observações sistemáticas das atividades realizadas na Sala de Informática e aplicação de questionários que, tabulados, resultaram em análises que serviram de base para o entendimento da situação de aprendizagem dos alunos e encaminhamento de sugestões que viabilizem a superação de problemas detectados. Com base nos resultados da pesquisa, encaminhamos propostas para o uso do software GCOMPRIS como instrumento de aprendizagem para alunos do 1 º e 2 º anos do ensino fundamental. |
Abstract: | The growing interest by technology has led the school, manly the educator to rethink your pedagogical practice. Already don’t is close at world in change. The study presented as theme” O uso do software GCOMPRIS com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental Rafael Fernandes Gomes – Benevides/PA”. The interest by theme begins of the enquiry about the difficult of the students this level of education, of need of analyst and discuss the education EMEIEF Rafael Fernandes Gomes intermediated by new technologies. Already done, through of the study about the use of technology at school, analyzing the pedagogical potential of software available on computers, especially the COMPRIS, and theirs possible and their ability to use the process of literacy of the students. Methodologically, this study was based on fields research, where involved systematic observations of the activities makes Computer Room application of questionnaires that, tabulated results analyzes served as basis for understanding the learning of the students and forwarding of suggestions that enable overcoming of detected problems. Based on the survey results, we forward proposals for the use of GCompris software as a learning tool for students of 1st and 2nd years of elementary school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/718 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso do software gcompris com alunos de 1 º e 2 º anos do ensino fundamental Rafael Fernandes Gomes- Benevides-PA.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License