Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/723
Title: | Software abc-blocks como ferramenta de incentivo na alfabetização dos alunos do 3º ano na escola municipal de ensino fundamental Prof ª Antonina Waldevino dos Santos em Ipixuna - PA. |
Advisor: | DIAS, Jorge da Silva |
Authors: | SOUSA, Joelma de Jesus Pinheiro FERREIRA, Raimundo Valdo de Sousa |
Keywords: | Software educacional - ABC- BLOCKS Lingua Portuguesa - Ensino Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais Tecnologias educacionais |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA) |
Citation: | SOUSA, Joelma de Jesus Pinheiro; FERREIRA, Raimundo Valdo de Sousa. Software abc-blocks como ferramenta de incentivo na alfabetização dos alunos do 3º ano na escola municipal de ensino fundamental Prof ª Antonina Waldevino dos Santos em Ipixuna - PA. Orientador: Jorge da Silva Dias. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2017. |
Resumo: | Ler e escrever, não se resume no ato de codificar e decodificar. O ato de ler e escrever aumenta a capacidade de interpretar, compreender e adquirir conhecimentos. O software educativo ABC- BLOCKS deve ser utilizado para incentivar na alfabetização e contribuir com o desenvolvimento da escrita, leitura, dinamizando o processo ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar e ainda motivando os docentes da escola a mudar os métodos ultrapassados que ainda é pertinente em suas práticas de ministrar as aulas. Motivar e minimizar o índice de dificuldade na leitura e escrita, através da aplicação do software educativo agora é nossa meta, como também oferecer um ambiente desafiante e estimulador, aguçar no educador a importância de se trabalhar o software em suas praticas de sala de aula. Assim, podemos mencionar que a busca por práticas, métodos, estratégias em melhorar a alfabetização na leitura e escrita no ambiente educador, especificamente dentro da sala de aula, o que tem questionado e preocupado muito os educadores para amenizar esses desafios, são um dos pontos essenciais e mais eficazes em melhorar a alfabetização dos discentes. Porém, este estudo ficará restritas às demais escolas, mas sendo objeto de estudo apenas aos agentes educadores da referida Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonina Walderino dos Santos, especificamente na turma de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Ipixuna do Pará. Foram utilizadas como técnicas metodológicas a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho e questionário com o propósito de coletar as informações necessárias aos sujeitos. Em suma este trabalho foi elaborado a partir da necessidade de inserir o software educativo no processo de alfabetização e assim obter melhores resultados com a aplicação. |
Abstract: | Read and write, not simply in the act of encoding and decoding. The act of reading and writing increases the ability to interpret, understand and acquire knowledge. The educational software ABC-blocks should be used to encourage literacy and contribute to the development of writing, reading, streamlining the teaching-learning process within the school environment and even motivating teachers from school to change the outdated methods that is still relevant in their practices of teaching classes. Motivate and minimize the index of difficulty in reading and writing, through the application of educational software is now our goal, but also offer an environment challenging and invigorating, sharpen the educator the importance of working the software in its class. Thus, we may mention that the search for practices, methods, strategies to improve literacy in reading and writing in the environment educator, specifically inside the classroom, which has questioned and worried a lot of educators to alleviate these challenges, are one of the key points and more effective in improving the literacy of students. However, this study will be restricted to other schools, but being the object of study only to those agents educators of the Municipal School of Basic Education Antonina Walderino dos Santos, specifically in 3rd year of elementary education in the city of Ipixuna. Were used as methodological techniques bibliographic research for the theoretical foundation of work and questionnaire with the purpose to collect the necessary information to the subject. In conclusion this study was developed from the need to insert the educational software in the literacy process and thus achieve better results with the application. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/723 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License