Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/726
Title: A formação de professores na educação infantil na localidade de Induazinho, município de Capitão Poço-PA
Advisor: SILVA, Eleci Teresinha Dias da
Authors: COSTA, Cosme Santos
LIMA, Elielda Costa de
Keywords: Formação de professores
Educação infantil
Aprendizagem - Crianças
Professores - Prática docente
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: COSTA, Cosme Santos; LIMA, Elielda Costa de. A formação de professores na educação infantil na localidade de Induazinho, município de Capitão Poço-PA. Orientador: Eleci Teresinha Dias da Silva. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2015.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar como os docentes da educação infantil vem executando seus métodos de trabalho, pois a formação de professores é uma pauta bastante discutida nas escolas, quando se investigam os resultados apresentados na aprendizagem dos alunos da educação infantil, considerada uma etapa muito importante da educação básica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, com cunho exploratório, com professores do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes de Oliveira, localizada na comunidade de Induazinho, município de Capitão Poço, estado do Pará. Esta pesquisa foi operacionalizada por meio de um questionário de entrevista direcionado a oito professores da referida escola. O estudo teve início com referencial teórico destacando o contexto histórico da educação em geral e educação infantil, bem como, a formação de professores. Em seguida, foi caracterizada a área de estudo e descrita a metodologia de pesquisa e procedimentos de coletada de dados. Por fim, chegou-se aos resultados e discussões da pesquisa, seguido das considerações finais que destacam que os professores enfrentam muitas dificuldades no processo de ensino e necessitam de mais apoio para o desenvolvimento de seu trabalho.
Abstract: This study aimed to analyze how teachers of early childhood education has been executing its working methods, for the training of teachers is a staff widely discussed in schools, when investigating the results in student learning in early childhood education, considered a very step important basic education. We conducted a literature review and field, with exploratory, with elementary school teachers, the Municipal Elementary School João Gomes de Oliveira, located in the community of Induazinho, Capitão Poço county, state of Pará. This research was operationalized through an interview questionnaire which focused on eight of that school teachers. The study began with a theoretical framework emphasizing the historical context of education and early childhood education as well as teacher training. It was then characterized the study area and describes the research methodologies and data collected procedure. Finally, we present the results and research discussions, followed by closing remarks highlighting that teachers face many difficulties in the teaching process and need more support for the development of their work.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/726
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons