Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/732
Title: Musicalização, método de ensino complementar e assimilação dos conteúdos: analisando a prática na escola Altair da Costa Alves Ferreira do município de Maracanã-PA
Advisor: LIMA, Andrey Faro de
Authors: BORCÉM, Jean de Almeida
Keywords: Musicalização - Recurso pedagógico
Ensino-aprendizagem - Métodos
Música - Ensino
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: BORCÉM, Jean de Almeida. Musicalização, método de ensino complementar e assimilação dos conteúdos: analisando a prática na escola Altair da Costa Alves Ferreira do município de Maracanã-PA. Orientador: Andrey Faro de Lima. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: Este trabalho trata da musicalização como método complementar de ensino para auxiliar na assimilação dos conteúdos e analisa a prática em escola do município de Maracanã- PA. Partindo da problemática, quais as dificuldades em se utilizar a musicalização e qual o seu alcance como método complementar de ensino para assimilação de conteúdos de diversas disciplinas nos anos finais das séries/anos iniciais? E para tanto, objetiva de modo geral, verificar a importância da musicalização como possível ferramenta estratégica de ensino a auxiliar na assimilação dos conteúdos no primeiro ciclo do ensino Fundamental. Mais especificamente, pretende identificar quais as dificuldades encontradas na utilização da musicalização em sala de aula; destacar a importância social e educacional da música para a aprendizagem na infância e na adolescência e; verificar como a música vem sendo trabalhada na escola pesquisada. Justifica-se pesquisar aspectos tangentes à inclusão da musicalização na aprendizagem, visto que esta, ao ser utilizada com objetivos educacionais, pode ser uma ferramenta eficaz no auxílio do educador no ensino e na unificação de saberes por meio da memorização dos conteúdos por parte dos educandos. É composto de pesquisa bibliográfica com autores que abordam a temática e de campo. Quanto à pesquisa de campo esta foi aplicada por meio de observações in locus e aplicação de entrevista a um professor de música, uma professora do quarto e outra do quinto ano do ensino fundamental e à gestora e á técnica pedagógica da escola acerca da música e musicalização na escola pesquisada. A abordagem deu-se de forma qualitativa na análise dos dados obtidos através da entrevista. Por fim verificou-se que a música vem sendo trabalhada na escola pesquisada apenas em aulas de instrumento e que os alunos com maior aptidão são indicados ao Clube Musical Eládio Almeida que os ensina a preço popular e é referência no município. Porém enfatizam-se, novamente, atividades de musicalização que incluam paródias educativas, pois se pretende com este método lúdico a assimilação dos conteúdos que pode ocorrer também de modo interdisciplinar.
Abstract: This paper deals with musicalization as a complementary method of teaching to assist in the assimilation of contents and analyzes the practice in school in the municipality of Maracanã-PA. Starting from the problematic, what are the difficulties in using musicalization and what is its scope as a complementary teaching method for the assimilation of contents of different disciplines in the final years of the initial series / years? In order to do so, it aims, in general, to verify the importance of musicalization as a possible strategic teaching tool to help assimilate content in the first cycle of elementary education. More specifically, it intends to identify the difficulties encountered in the use of musicalization in the classroom; To highlight the social and educational importance of music for learning in childhood and adolescence; To verify how the music has been worked in the researched school. It is justified to investigate aspects tangent to the inclusion of musicalization in learning, since this when used for educational purposes can be an effective tool in assisting the educator in the teaching and unification of knowledge through the memorization of content by the learners. It is composed of bibliographical research with authors that approach thematic and field. As for the field research, this was applied through in locus observations and interview questionnaire application to a music teacher, a teacher of the fourth and another of the fifth year of elementary school and the manager and pedagogical technique of the school about music And musicalization in the researched school. The approach was qualitative in the analysis of the data obtained through the questionnaire. Finally it was verified that the music has been worked in the school researched only in instrument classes and that the students with greater aptitude are indicated to the Musical Club Eladio Almeida that Teaches them at a popular price and is a reference in the municipality. However, again emphasizing activities of musicalization that include educational parodies, because it is intended with this ludic method the assimilation of the contents that can also occur in an interdisciplinary way.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/732
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons