Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/734
Title: A importância da participação dos pais no acompanhamento escolar dos filhos: pais presentes, escolas eficientes.
Advisor: FRANÇA JUNIOR, Roberto de Mendonça
Authors: SILVA, Izaíria Barata da
RIBEIRO, Janete da Cunha
Keywords: Familia - Participação escolar
Crianças - Ensino-aprendizagem.
Crianças - Desenvolvimento
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: SILVA, Izaíria Barata da; RIBEIRO, Janete da Cunha. A importância da participação dos pais no acompanhamento escolar dos filhos: pais presentes, escolas eficientes. Orientador: Roberto de Mendonça França Junior. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: Sendo a participação dos pais a principal no processo de construção da personalidade, eles precisam compreender o seu papel no processo de ensino aprendizagem e os benefícios que a sua participação trás no desempenho escolar de seus filhos. Justifica-se este trabalho pela necessidade em se compreender qual a importância da parceria entre a família e a escola; a valorização desde o início da vida escolar da criança, e o papel dos pais em se interessar desde cedo sobre o desenvolvimento e comportamento da criança, e junto com a escola buscar soluções para o melhoramento nesse processo, para que muitos problemas sejam resolvidos a tempo. O objetivo geral consistiu-se em refletir sobre a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para fins metodológicos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, básica, com viés exploratório. Percebe-se então que se essas duas instituições entrarem em parceria e assumirem a sua responsabilidade, teremos uma sociedade melhor, pessoas melhores, a família e a escola serão mais respeitadas, valorizadas, e elogiadas por formarem cidadãos de bem que contribuam de forma direta e indireta para a transformação de um mundo melhor, e de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Abstract: Being the participation of parents the main in the process of personality construction, they need to understand their role in the process of teaching learning and the benefits that their participation brings in the school performance of their children, this work is justified by the need to understand Importance of the partnership between the family and the school needs, the appreciation from the beginning of the school life of the child and the role of the parents in becoming interested in early on the development and behavior of the child, and together with the school seek solutions for the Improvement in this process so that many problems are resolved in time. The general objective was to reflect on the importance of parental participation in the teaching-learning process of students in Elementary School. For methodological purposes, we opted for a basic bibliographical research with exploratory bias. It is noticed that if these two institutions enter into partnership and assume their responsibility, we will have a better society, better people, the family and the school will be More respected, valued, and praised for forming good citizens who contribute directly and indirectly to the transformation of a better world and a more just and egalitarian society for all.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/734
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons