Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/735| Title: | Familía e escola: desafios e intervenções na escola municipal de ensino fundamental Luzia Viana Prata na comunidade de São Raimundo de Borralhos no município de Santo Antônio do Tauá-Pará. |
| Advisor: | CARVALHO, Sandra Helena da Silva |
| Authors: | RAMOS, Anizete Teixeira LEAL, Marlúcia Silva Sodré |
| Keywords: | Familia - Participação escolar Educação - Desafios Formação escolar - Alunos |
| Issue Date: | 2017 |
| Publisher: | UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá(PA) |
| Citation: | RAMOS, Anizete Teixeira; LEAL, Marlúcia Silva Sodré. Familía e escola: desafios e intervenções na escola municipal de ensino fundamental Luzia Viana Prata na comunidade de São Raimundo de Borralhos no município de Santo Antônio do Tauá-Pará. Orientador: Sandra Helena da Silva Carvalho, 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar acerca da relação escola e família e sua integração para o desenvolvimento de seus membros no plano social, cognitivo e afetivo e quais os desafios e intervenções para uma boa relação família e escola e às implicações deste envolvimento. Dada a importância no desenvolvimento das pessoas, conhecer sua dinâmica para poder ajudar a entendê-la e, principalmente, estabelecer uma parceria com ela em prol dos alunos. Justificou-se esse trabalho, através da integração entre escola e família vem despertando, recentemente, o interesse dos pesquisadores, principalmente no que se refere às implicações deste envolvimento para o desenvolvimento social e cognitivo e o sucesso escolar do aluno. Portanto, justifica-se também essa pesquisa pelo fato de buscar discutir sobre a família e a escola, como ambas devem manter boas relações, e qual o papel da família para com escola e sua contribuição na transmissão de valores, crenças, ideias e significados presentes nas sociedades. A metodologia se deu através de uma pesquisa de bibliográfica e de campo com aplicação de questionários para os pais de alunos, assim como, professores e coordenadores da escola. |
| Abstract: | This work entitled Family and School: Challenges and Interventions at Luzia Viana Prata Elementary School in the community of. In the municipality of Santo Antônio do Tauá - Pará aims to investigate the relationship between school and family and their integration into the Social, cognitive and affective development, and the challenges and interventions for a good family and school relationship and the implications of this involvement. Given the importance in the development of people, to know its dynamics in order to help understand it and, especially, to establish a partnership with it for the benefit of the students. This work was justified, through the integration between school and family has recently aroused the interest of the researchers, mainly in what concerns the implications of this involvement for the social and cognitive development and the scholastic success of the student. Therefore, this research is also justified because it seeks to discuss family and school, how both should maintain good relations, and what role the family plays in school and its contribution in transmitting present values, beliefs, ideas and meanings in societies. |
| URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/735 |
| Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License
