Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Title: O lúdico como recurso de aprendizagem na classe da educação infantil.
Advisor: CARVALHO, Sandra Helena da Silva
Authors: BARATA, Dilma Barata
FROTA, Rosiani Curcino
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ensino-aprendizagem - Métodos
Ludicidade - Crianças
Crianças - Desenvolvimento
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá (PA)
Citation: BARATA, Dilma Barata; FROTA, Rosiani Curcino. O lúdico como recurso de aprendizagem na classe da educação infantil. Orientador: Sandra Helena da Silva Carvalho. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.
Resumo: O ato de brincar possibilita o processo da aprendizagem da criança estabelecendo desta forma uma relação entre os jogos e brincadeiras, facilitando assim a construção do conhecimento da criança. Pode-se ressaltar a importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. O referido trabalho tem como objetivo principal evidenciar por meio de uma pesquisa bibliográfica, juntamente com pesquisa de campo, como o lúdico pode auxiliar professores dos anos iniciais sendo utilizado como recurso de aprendizagem, o método utilizado para a coleta de dados foi o questionário que foi aplicado ainda para os gestores de duas escolas municipais de ensino infantil do município de Santo Antônio do Tauá, tendo como resultado a confirmação da hipótese por meio dos relatos fornecidos pelos professores e gestores na pesquisa de campo.
Abstract: The act of playing enables the child's learning process to establish a relationship between the games and games, thus facilitating the construction of the child's knowledge. It is possible to emphasize the importance of the playful one for the integral development of the child in the physical, social, cultural, affective, emotional and cognitive aspects. The main objective of this work is to show, through a bibliographical research, together with field research, how the playful one can help teachers of the initial years being used as a learning resource, the method used to collect data was the questionnaire that was Also applied to the managers of two municipal schools of children's education in the municipality of Santo Antônio do Tauá, resulting in the confirmation of the hypothesis through the reports provided by the teachers and managers in the field research.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/737
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O lúdico como recurso de aprendizagem na classe da educação infantil..pdf882,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons