Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/738
Title: A importância da contação de história no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no 4º ano do ensino fundamental
Advisor: SILVA, Márcia Helena Tupinambá e
Authors: PEREIRA, Cláudia Cristine da Silva
NASCIMENTO, Edna Salustiano Souza
Keywords: Contação de histórias - Recurso pedagógico
Ensino-aprendizagem - Métodos
Alfabetização - Crianças
Aquisição da leitura
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: PEREIRA, Cláudia Cristine da Silva; NASCIMENTO, Edna Salustiano Souza. A importância da contação de história no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no 4º ano do ensino fundamental. Orientador: Márcia Helena Tupinambá e Silva. 2017. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: As dificuldades enfrentadas pelos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental no processo de ensino aprendizagem da aquisição da leitura e escrita são fatores preocupantes que interferem de forma expressiva na alfabetização, aumentando o índice de alunos que chegam ao 4º ano sem possuir autonomia suficiente para realizar uma leitura e produzir um texto. Essa preocupação nos leva a analisar com maior ênfase a referida problemática e buscar mecanismos que possibilitem o acesso à leitura prazerosa que envolva e estimulam os alunos a ler, interpretar e escrever. Para alcançar resultados positivos utilizamos a contação de histórias para despertar nos alunos o gosto pela leitura de maneira prazerosa, e consequentemente pela escrita. E relevante afirmar que essa metodologia além de trabalhar a oralidade, a interação e a socialização dos alunos, auxilia na observação, organização e transcrição das informações recebidas para o papel de forma autônoma e coerente. Este é o grande desafio a ser trabalhado. Neste trabalho obteve- se resultados satisfatório que se refere a prática de contação de histórias como suporte para desenvolver com eficácia o processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, tendo como auxílio a ludicidade que torna a narração de uma história mais expressiva, como as contidas no livro Visagens e Assombrações de Belém, de Walcyr Monteiro que foi utilizado para embasar as histórias e transformar o momento mágico em uma aprendizagem consistente com base na arte do faz de conta e criatividade. Portanto, é fundamental a valorização da contação de histórias em sala de aula.
Abstract: The difficulties faced by students in the initial grades of elementary school in teaching-learning process to acquire reading and writing skills are worrying factors that significantly interfere in literacy, increasing the number of students who reach the 4th grade without having sufficient autonomy to perform a reading and producing a text. This concern leads us analyze with greater emphasis the aforementioned problem and look for mechanisms that allow the access to the pleasant reading that involve and stimulate students to read, construe and write. To achieve positive results we use storytelling to stimulate in students a taste for reading pleasantly and consequently for writing. It is important to affirm that this methodology, besides working with students oral expression, interaction and socialization, helps in the observation, organization and transcription of received information to the activities in its own and coherent way. This is the great challenge to be worked on. In this undergraduate thesis, satisfying results that refer to the practice of storytelling as a support to develop effectively the teaching-learning process of reading and writing were obtained, with the aid of playfulness that makes the storytelling more expressive, such as the ones in the book "Visagens e Assombrações de Belém" by Walcyr Monteiro which was used to base the stories and transform the magical moment into a consistent learning based on the art of tales and creativity. Therefore, it is important to value the storytelling in the classroom.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/738
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons