Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/739
Title: O lúdico na educação infantil na turma do jardim II na escola Orfina Alves Monteiro
Advisor: LIMA, Andrey Faro de
Authors: COSTA, Denilde da Silva
LOPES, Tereza Maria Amaral
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Educação infantil - Aprendizado
Jogos educativos
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: COSTA, Denilde da Silva; LOPES, Tereza Maria Amaral. O lúdico na educação infantil na turma do jardim II na escola Orfina Alves Monteiro. Orientador: Andrey Faro de Lima. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: Esta pesquisa denomina-se “O Lúdico na Educação Infantil na turma do jardim II na Escola Orfina Alves Monteiro”. Tem como objetivo geral, analisar a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. E objetivos específicos: Reconhecer a contribuição da brincadeira, o brinquedo e os jogos como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem do aluno; refletir a importância da ludicidade na Educação Infantil. O problema da pesquisa a ser investigado foi: de que forma o lúdico, utilizado no contexto da educação infantil, pode colaborar no processo de aprendizagem da criança, possibilitando a manutenção do prazer de brincar característico da infância. A pesquisa se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, no sentido de identificar e descrever a concepção de ludicidade, sua importância e contribuição para uma turma do jardim II, e também para a professora da turma. A pesquisa nos permitiu confirmar nos dados, que a realização de uma atividade com o lúdico como apoio, seja em qualquer disciplina, ele faz uma diferença no ensinar e aprender. Portanto, os jogos realizados no contexto escolar comprovam a eficácia, importância e tamanha contribuição para a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, na turma do jardim II na Vila de Cafezal, no município de Magalhães Barata.
Abstract: This research is called “The Lúdico in Early Childhood Education in the class of the garden II in Orfina Alves Monteiro School”. Its main objective is to analyze the importance of playfulness in the teaching-learning process. And specific objectives: To recognize the contribution of play, play and games as a facilitating tool for the student's teaching-learning process; Reflect the importance of playfulness in (EI) Early Childhood Education. The problem of the research to be investigated is: how the playful, used in the context of early childhood education can collaborate in the learning process of the child, allowing the maintenance of the pleasure of playing characteristic of childhood. The research was carried out through a bibliographical and qualitative research, in the sense of identifying and describing the conception of playfulness, its importance and contribution to a class of garden II, and also to the teacher of the class. Research has allowed us to confirm in the data, that performing an activity with the playful as support, whether in any discipline, it makes a difference in teaching and learning. Therefore, the games performed in the school context prove the effectiveness, importance and such a contribution to the learning of the students of Kindergarten in the class of garden II in Vila de Cafezal, in the municipality of Magalhães Barata.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/739
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O lúdico na educação infantil na turma do jardim II na escola Orfina Alves Monteiro.pdf378,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons