Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/741
Title: A relação entre ludicidade e aprendizagem em turmas de pré II de educação infantil
Advisor: CORRÊA, Júlio César da Silva
Authors: COSTA, Ediane Nonata Rabêlo
ALVES, Fátima Botelho
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ensino-aprendizagem - Métodos
Ludicidade - Crianças
Ensino aprendizagem - Educação infantil
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Marapanim (PA)
Citation: COSTA, Ediane Nonata Rabêlo; ALVES, Fátima Botelho. A relação entre ludicidade e aprendizagem em turmas de pré II de educação infantil. Orientador: Júlio César da Silva Corrêa. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2015.
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa do Tipo Pesquisa-ação-participante, sob a ótica da abordagem qualitativa, com o propósito de verificar a importância do lúdico desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Considera-se que o lúdico seja uma ferramenta que viabiliza o processo ensino-aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou- se questionários e entrevista. Teve-se como lócus de investigação a Escola Elcione Zaluth Barbalho com a participaram da gestora, coordenadora e duas professoras . Conclui-se que a ludicidade pode mediador do processo ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil de forma significativa. Conclui-se que as professoras mediam a aprendizagem por intermédio do lúdico.
Abstract: This study is characterized as a search type action research participant, from the perspective of qualitative approach, in order to verify the importance of the playful development of the teaching-learning process of children in kindergarten. It is considered that the playful is a tool that enables the teaching-learning process meaningful and enjoyable way. As data collection instrument, we used questionnaires and interviews. It had as research locus School Elcione Zaluth Barbalho with the part of the management, coordinator and two teachers. We conclude that playfulness can mediator of the teaching-learning process of children in kindergarten significantly. It concludes that the teachers mediate learning through the playful.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/741
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A relação entre ludicidade e aprendizagem em turmas de pré II de educação infantil.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons