Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/748
Title: Ludicidade na educação infantil: sua importância na escola Celso Coelho
Advisor: FRANÇA JUNIOR, Roberto de Mendonça
Authors: SILVA, Antônia Maria Matos da
BARBOSA, Maria Ivete Marciel
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Desenvolvimento educacional - Alunos
Educação infantil - Ensino e aprendizagem
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: SILVA, Antônia Maria Matos da; BARBOSA, Maria Ivete Marciel. Ludicidade na educação infantil: sua importância na escola Celso Coelho. Orientador: Roberto de Mendonça França Junior. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: A presente pesquisa intitula-se “Ludicidade na Educação Infantil: Sua Importância na Unidade de Educação Infantil Celso Coelho”, que busca mostrar as relevâncias do lúdico no processo de aprendizagem como metodologia pedagógica para o desenvolvimento do ensino infantil. Para análise da pesquisa será organizado um estudo de caráter bibliográfico documental, com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos para que a investigação dos fatos venha fundamentar a mesma.O estudo bibliográfico será abordado em varias fontes como: livros pré – selecionados, artigos acadêmicos e autores: Kishimoto (2000, p.39), Vygotsky (1984), Huizinga (1993), PIAGET (1998) dentre outros que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa será desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil Celso Coelho, localizada na Rua Rio Trombetas, Qd 17 Nº 55, Bairro Curuçambá Município de Ananindeua Pará. De acordo com prática docente, observada no cotidiano de sala de aula pode-se verificar que a ludicidade não é valorizada, uma vez que todas as crianças dessa escola são carentes, de amor, carinho e compreensão, por essa razão questiona-se: Qual seria o motivo que leva a muitos docentes a não optar pelo o uso da ludicidade na sua prática docente? A partir das informações contidas nesta pesquisa podemos concluir que é importante falar que os jogos e brincadeiras em sala de aula são essenciais para a interação e construção de conhecimentos vivenciados pelas crianças, possibilitando atividades prazerosas a que vem contribuir para que se haja um melhor aprendizado, enfim inúmeras outras possibilidades dentre as quais o lúdico pode contribuir com a formação da criança da educação infantil.
Abstract: The present research is entitled "Ludicidade am Education Infantile: Its Importance in the Unit of Infantile Education Celso Coelho", that seeks to show the relevance of the ludic in the learning process as pedagogical methodology for the development of the infantile education. For the analysis of the research will be organized a documentary bibliographic study, based on material already made, consisting mainly of books and scientific articles so that the investigation of the facts will be the basis for the same. The bibliographic study will be approached in several sources such as pre - selected books, academic articles and authors: Kishimoto (2000, p.39), Vygotsky (1984), Huizinga (1993), Piaget (1998) among others that contributed to the development The research. The research will be carried out at the Celso Coelho Municipal School of Infantile Education, located at Rio street Trombetas, Qd 17 Nº 55, neighborhood Curuçambá Municipality of Ananindeua Para. According to teaching practice observed in the daily classroom, it can be verified that the Ludicity is not valued, since all the children of this school are deprived, of love, affection and understanding, for that reason it is questioned: Which is the reason that it takes to many teachers not to opt for the use of playfulness in their practice teacher?.From the information contained in this research, we can conclude that it is important to mention that games and games in the classroom are essential for the interaction and construction of knowledge experienced by children, allowing pleasant activities that contribute to better learning, And finally countless other possibilities among which the playful can contribute to the formation of the child of the children's education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/748
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludicidade na educação infantil- sua importância na escola Celso Coelho.pdf391,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons