Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/749
Title: Aprender brincando na sala de aula a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança
Advisor: CORRÊA, Júlio César da Silva
Authors: ALVES, Doralice dos Santos
VALE, Rosemir de Souza
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Aprendizagem - Crianças
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Marapanim (PA)
Citation: ALVES, Doralice dos Santos; VALE, Rosemir de Souza. Aprender brincando na sala de aula a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança. Orientador: Júlio César da Silva Corrêa. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Marapanim, PA, 2015.
Resumo: A presente investigação sob o título APRENDER BRINCANDO NA SALA DE AULA: a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança, nos imputou a escolha da metodologia da pesquisa do Tipo Estudo de Caso, sob a ótica da abordagem qualitativa, com o propósito de verificar o desenvolvimento da aprendizagem da criança do Pré – II da Educação Infantil via a utilização de jogos, brincadeiras, ou seja, o uso do lúdico como mediador do processo ensino-aprendizagem. Teve-se como campo de investigação a Escola Elcione Zaluth Barbalho envolvendo a gestora, coordenadora e duas professoras da Escola, para tanto utilizou-se na coleta de dados: questionários, entrevistas e captura de imagens. Observou-se que as professoras utilizam atividades lúdicas na mediação do processo ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil. Conclui-se que no ensino de crianças na educação Infantil pode ser mediado pelo lúdico.
Abstract: This research under the title LEARN PLAYING IN THE CLASSROOM: the importance of playfulness in the cognitive development of children, has imputed the choice of research methodology type Case Study from the perspective of a qualitative approach, in order to verify the Pre development of the child's learning - II from kindergarten through the use of games, jokes, ie, the use of playful as mediator of the teaching-learning process. Had as research field the School Elcione Zaluth Barbalho involving the manager, coordinator and two teachers of the school, for that was used in data collection: questionnaires, interviews and taking pictures. It was observed that the teachers use play activities in mediating the teaching and learning of children from kindergarten process. It is concluded that in teaching children in kindergarten education can be mediated by playful.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/749
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons