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Title: O lúdico como recurso didático na educação infantil
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: SERRÃO, Maria dos Remédios Pessoa
SERRÃO, Maria Raimunda dos Santos
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Leitura - Desenvolvimento
Jogos educativos - Ferramentas didáticas
Leitura - Prática Pedagógica
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: SERRÃO, Maria dos Remédios Pessoa; SERRÃO, Maria Raimunda dos Santos. O lúdico como recurso didático na educação infantil. Orientador: Vanessa Alcântara Cardoso. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: O estudo denominado O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL resulta de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e de abordagem qualitativa quanto à discussão do tema, tendo em vista subsidiar a prática pedagógica dos professores que atuam na Educação Infantil, posto ser notório a ausência de práticas lúdicas neste nível de ensino, onde muitas escolas privilegiam o ensino formal do conhecimento acadêmico da leitura, contagem e escrita, sem preocupar-se com a natureza lúdica que permeia o universo infantil. O estudo destaca a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras que permeiam o universo infantil, destacando que o brincar é uma característica marcante da infância. O estudo é relevante na medida em que suscita a importância do lúdico para aprendizagem infantil e chama atenção dos professores para esta mesma importância, servindo de referencia conceitual as práticas pedagógicas na Educação Infantil. O estudo conclui que o lúdico contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, que toda criança tem direito de brincar e por meio do brincar, as crianças equilibram as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua marca pessoal e sua personalidade. O lúdico contribui para o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo da criança.
Abstract: The called study THE PLAYFUL ONE AS DIDACTIC RESOURCE IN THE INFANTILE EDUCATIONT results of a bibliographical research of descriptive character and qualitative boarding how much to the quarrel of the subject, in view of subsidizing practical the pedagogical one of the professors who act in the Infantile Education, practical rank to be well-known the absence of playful in this level of education, where many schools privilege the formal education of the academic knowledge of the reading, counting and writing, without being worried about permeate the playful nature that the infantile universe. The study it detaches the importance of the games, toys and tricks that parmesan the infantile universe, detaching that playing it is a arcane characteristic of infancy. The study it is excellent in the measure where it excites the importance of the playful one for infantile learning and calls attention the professors for this same importance, serving of conceptual reference practical the pedagogical ones in the Infantile Education. The study it concludes that the playful one contributes for the improvement of the process teach-learning, that all child has right to play and by means of playing, the children balances the tensions proceeding from its cultural world, constructing to its personal mark and its personality. The playful one contributes for motor, social, affective and cognitive the development of the child.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/750
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